Série A

Com Filipe Luís na mira da Seleção, Flamengo não perde tempo e fecha com treinador europeu

Brasil sofre goleada, Dorival Júnior balança, e clube aposta em técnico português para a base

Por Eric Filardi

Filipe Luís em detalhe
Filipe Luís em detalhe

A noite que prometia ser de reabilitação para a Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo se transformou em um verdadeiro desastre. Jogando contra sua maior rival, a Argentina, o Brasil sofreu uma humilhante derrota por 4 a 1, escancarando fragilidades defensivas e uma falta de organização preocupante sob o comando de Dorival Júnior.

O jogo começou de forma avassaladora para os argentinos, que abriram 2 a 0 com apenas 12 minutos de partida. O Brasil até esboçou uma reação e conseguiu diminuir a desvantagem, mas os hermanos não se intimidaram e ampliaram o placar, sacramentando a goleada. Nas redes sociais, jornalistas esportivos e torcedores não pouparam críticas ao desempenho da equipe e, principalmente, ao trabalho de Dorival.

Com isso, a pressão nos bastidores da CBF aumentou consideravelmente. Fontes próximas à entidade já indicam que existe um debate interno sobre a possibilidade de mudanças no comando técnico. Entre os nomes cotados, Filipe Luís e Abel Ferreira surgem como alternativas, visto que ambos têm experiência recente no futebol brasileiro e uma filosofia de jogo mais moderna.

Foto: Reprodução

Flamengo investe em técnico português para reformular a base

Enquanto a Seleção Brasileira lida com turbulências, o Flamengo segue investindo em um projeto sólido para suas categorias de base. Na noite desta terça-feira, o clube carioca anunciou a contratação do português Nuno Campos, que estava no Toluca, do México, como auxiliar técnico, e agora assume o comando do sub-20 rubro-negro.

Pode te interessar:

A chegada do treinador faz parte da reformulação proposta pelo diretor de futebol José Boto, que busca implementar um novo modelo de desenvolvimento na base flamenguista. Nuno Campos tem um currículo respeitável no futebol europeu, tendo trabalhado como assistente técnico em clubes como Roma, Porto e Shakhtar Donetsk. Além disso, já foi treinador principal de equipes como Tondela e Santa Clara, de Portugal.

Nuno Campos estreia no clássico contra o Vasco

A primeira grande prova de fogo de Nuno Campos no Flamengo será um clássico contra o Vasco, marcado para esta sexta-feira, às 16h (de Brasília), no estádio Luso-Brasileiro, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. O treinador português já iniciou os trabalhos no Ninho do Urubu, conhecendo o elenco e implantando suas ideias de jogo.

Além disso, a mudança também pode impactar outra categoria do Flamengo. O ex-treinador do sub-20, Cleber dos Santos, pode ser remanejado para comandar o sub-20 B, um time que reúne jogadores mais jovens e disputa torneios menores. O Flamengo, que sempre se destacou na revelação de talentos, reforça sua aposta em um modelo de jogo europeu, mirando um futuro promissor para suas categorias de base.

Tópicos


Mais notícias