Série A

Mesmo com Gabigol e Dudu em seu elenco, é esse o feito negativo do Cruzeiro

Cruzeiro perto de ter feito negativo no Campeonato Mineiro

Por Leandro Correira da Silva

Cruzeiro perto de ter feito negativo no Campeonato Mineiro
Cruzeiro perto de ter feito negativo no Campeonato Mineiro

O Cruzeiro encerrou a primeira fase do Campeonato Mineiro com um desempenho abaixo das expectativas. Com 11 pontos conquistados em 24 disputados, a equipe registrou um aproveitamento de apenas 45%, o pior do clube no século na fase de classificação do estadual. Apesar disso, a Raposa garantiu vaga nas semifinais e enfrentará o América-MG na luta por uma vaga na final.

Desempenho abaixo do esperado

Mesmo com um elenco milionário e uma folha salarial que chega aos R$ 20 milhões, o Cruzeiro teve apenas a sexta melhor campanha da fase de grupos. O time venceu três dos oito jogos disputados, pontuando menos que Tombense, Atlético-MG, Betim, Athletic e América-MG. Desses, Betim e Athletic não avançaram às semifinais, evidenciando que o regulamento do torneio foi determinante para a classificação celeste.

Pelo regulamento do Campeonato Mineiro, avançam às semifinais os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado geral. O Cruzeiro terminou como líder do Grupo C, que teve os dois times rebaixados da competição: Aymorés e Villa Nova.

O cenário é preocupante para um clube que investiu pesado e, mesmo nos períodos de maior crise financeira, nunca havia registrado um aproveitamento tão baixo na fase de grupos do estadual. Nem mesmo em 2020, quando ficou fora do mata-mata, o desempenho foi tão fraco.

A campanha irregular custou o cargo de Fernando Diniz, demitido ainda na primeira fase do torneio. Para seu lugar, a diretoria celeste trouxe Leonardo Jardim, que terá a missão de melhorar o rendimento da equipe em meio a jogos decisivos.

A troca no comando técnico demonstra a insatisfação do clube com o rendimento até aqui. A expectativa da torcida é que, sob nova direção, o Cruzeiro consiga reverter a má fase e apresentar um futebol mais competitivo na reta final da competição.

O aproveitamento de 45% é o mais baixo do Cruzeiro no século XXI. Até então, a pior campanha havia sido registrada em 2023, quando o clube terminou a primeira fase com 50% de aproveitamento e 12 pontos.

Nos últimos anos, o desempenho celeste variou bastante. Em 2024, por exemplo, o time fez 79,16% de aproveitamento, somando 19 pontos. Em anos de maior domínio no estadual, como 2013, a Raposa chegou a atingir incríveis 93,93% de aproveitamento, com 31 pontos conquistados em 11 jogos.

Confira a campanha do Cruzeiro na fase de classificação do Mineiro nas últimas edições:

Os números mostram que a queda de rendimento em 2025 é expressiva e coloca o Cruzeiro em uma situação inédita.

Apesar da campanha irregular, o Cruzeiro terá uma nova chance de se redimir diante do América-MG, nas semifinais. O primeiro jogo acontece neste fim de semana, e a arbitragem já está definida: Anderson Daronco será o responsável pelo apito na partida de ida.

O Coelho, que fez uma campanha superior na fase de grupos, chega confiante para o confronto. No entanto, a Raposa aposta na qualidade individual de seu elenco e na motivação com a chegada do novo técnico para buscar uma vaga na final.

A fase de grupos do Campeonato Mineiro de 2025 ficou marcada pela pior campanha do Cruzeiro no século. Com um aproveitamento de apenas 45%, a equipe se classificou graças ao regulamento da competição, mas enfrenta desconfiança da torcida.

Agora, com Leonardo Jardim no comando, o time busca uma reação imediata para evitar um vexame ainda maior e seguir em busca do título estadual. O duelo contra o América-MG será um grande teste para saber se a Raposa tem forças para se reerguer na temporada.

Tópicos


Mais notícias