Copas Internacionais

Quem foi a inspiração de Abel Ferreira para a classificação do Palmeiras na Libertadores?

Verdão avançou às semifinais após empate por 1x1

Por Wesley Alencar

Verdão avançou às semifinais após empate por 1x1

Quando todos davam o Atlético-MG como finalista da Copa Libertadores 2021, o Palmeiras foi lá e provou sua capacidade e chegou à segunda final consecutiva da competição mais importante do continente, ao empatar em 1x1 com o Galo no Mineirão. Ao longo da entrevista, o técnico Abel Ferreira revelou que adotou uma inspiração especial para a partida semifinal desse ano.

"Vou me dizer em que jogo me inspirei para essa calma e inteligência. No Manchester United e Porto, em que o Mourinho empatou em casa por 0 a 0 e, no último segundo, em Old Trafford, fez o 1 a 1, que os colocou na final. Foi neste jogo que me inspirei, foi isso que disse aos meus jogadores. Temos que vir aqui fazer gol, e vamos fazer, porque nós temos uma Libertadores impecável. Feita limpinha. Sem VAR, sem confusões, sem nada. Com mérito dos meus jogadores, competência, trabalho árduo e disciplina, que é o que às vezes falta ao brasileiro", apontou o treinador do Verdão.

O treinador ainda falou sobre a importância mental e um pensamento vencedor que o diferencia, além de citar nomes de compatriotas que os inspira. "Esta é a diferença entre um rato e um homem. É você acreditar no seu trabalho. Eu sou português com muito orgulho, sou europeu com muito orgulho. Temos os melhores treinadores do mundo, o Mourinho. Temos os melhores árbitros do mundo, que foi Pedro Proença. Temos o presidente mais titulado do mundo. E temos um dos melhores jogadores do mundo, que é o Ronaldo. Quando vocês olham para o Cristiano Ronaldo, o que vêm nele? Uma força mental terrível, uma disciplina de trabalho terrível, insaciável em querer fazer mais e melhor. Essa é a mentalidade portuguesa, a mentalidade europeia. Disso, eu não vou abdicar nunca", comentou Abel Ferreira.

Porém, não só de referências portuguesas vive o treinador. Ao ser questionado sobre o esquema defensivo utilizado, Abel Ferreira utilizou um exmeplo bem brasileiro. "Esse tema está muito gasto. Não vou gastar tinta com quem entende pouco de futebol. Pra mim, time com 3 zagueiros pode ser ultra ofensivo. Como jogava o São Paulo nos tempos áureos com o Muricy?!", retrucou o treinador.

Quando e contra quem será a decisão?

O Palmeiras agora aguardará pouco menos de dois meses para disputar mais uma final de Libertadores de América, dessa vez em Montevidéu, no Uruguai. O Verdão espera o adversário que sairá da partida entre Flamengo x Barcelona de Guayaquil, que jogam nesta noite (28), às 21h30. O Flamengo tem a vantagem de 2x0 no placar agregado.

Tópicos


Mais notícias