Feminino

Real Madrid Feminino; o que falta para o time espanhol chegar aos títulos?

Time foi só formado em 2020

Por Rodrigo Matos

Time foi só formado em 2020

O Real Madrid é um dos maiores clubes do futebol mundial. Formado em 1902, os espanhóis contam com um total de 93 títulos no futebol profissional, incluíndo 34 Campeonatos Espanhóis, 13 Champions League e 4 Mundiais de Clubes. Em 2020, foi formado o futebol feminino dos "merengues", que se tenta agora afirmar na primeira divisão da "La Liga" Feminina. Qual o seu percurso e quanto falta para conseguirem chegar no topo?

Mais notícias sobre Futebol Feminino:

Copa América Feminina 2022; Saiba tudo sobre a competição

A origem do futebol feminino do Real Madrid vem do CD TACÓN, time formado em 2014, mas que só começou a competir no futebol profissional em 2016, na 2ª divisão do Campeonato Espanhol. 

Em 2017, Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, começou ganhando interesse em investir no futebol feminino. A ideia inicial era construír um time de raíz, mas em 2019, após o TÁCON ter assegurado um lugar na 1ª divisão do Campeonato Espanhol, foi anunciado um acordo de fusão entre o Real Madrid e o CD TÁCON, com o projeto do time a ser iniciado em 2020. Segundo Pérez, o clube ia procurar formar jovens jogadores a partir da base e não fazer negócios com times estrangeiros para a aquisição de novas atletas.

O time passou a atuar no Alfredo Di Stéfano Stadium, com capacidade para 6000 torcedores. A nova estrutura incluiu um elenco sénior, um time B (equivalente ao Real Madrid Castilla), um sub-19, um Juvenil e vários times de base, de sub-15 para baixo. 

Qual o próximo passo para chegar ao topo?

Com apenas 1 temporada realizada desde que surgiu, o Real Madrid Feminino ainda está muito abaixo do principal rival, Barcelona. O time teve uma primeira época positiva, conseguindo chegar ao 2º lugar do Campeonato Espanhol. No entanto, em 2021/22 "las blancas" estão muito longe de alcançar as catalãs, com uma diferença de quase 30 pontos na tabela classificativa.

O time precisará de mais tempo e investimento se quiser imitar o futebol masculino e chegar ao topo do esporte no seu país. Para já, o primeiro passo passará por se solidificar como 2ª maior força de Espanha, procurando a conquista do primeiro título do time, algo que este ano ainda pode ser possível. "Las blancas" lutam pela Copa de Espanha e irão disputar as quartas de final da competição com o Levante. Será que o primeiro troféu vem aí?

Mais notícias sobre Futebol Feminino:

Eurocopa Feminina 2022; Saiba tudo sobre a competição

Tópicos


Mais notícias