Futebol Internacional

A última atuação de Messi como jogador do Barcelona

Embora estivesse disputando o título da La Liga, Messi não conseguiu dar ao clube mais um título

Por Wesley Alencar

Embora estivesse disputando o título da La Liga, Messi não conseguiu dar ao clube mais um título

Lionel Messi não jogará a próxima temporada no Barcelona, porém o legado que ele deixará no Barcelona será, talvez, o mais rico em títulos e feitos que os ídolos recentes do clube deixaram na trajetória do clube. Contudo, o final não foi grandioso como a maior parte da longa trajetória de 778 partidas disputadas com a camisa azul-grená.

A última partida de Lionel Messi pelo Barcelona, porém, foi melancólica. Foi no dia 16 de maio de 2021, quando o Barcelona ainda disputava o título da La Liga, mas com cahnces bem remotas de conquistas, já na 37ª rodada do campeonato e, apesar de ter feito o gol de abertura do placar, Messi viu seu time tomar a virada e dar adeus a chance de título. Aliás, o tento foi também seu último gol.

Último gol de Messi pelo Barça foi de cabeça, mas não o mais importante

O gol, contudo, foi de uma forma não muito usual pelo jogador: ele fez um de cabeça, embora tenha sido também de cabeça que o jogador fez um do gols mais importantes da história do clube, na conquista da Liga dos Campeões da Europa, em 2009, sobre o Manchester United, em Roma.

Voltando à última partida, ainda que tenha feito o gol, Messi viu mesmo foi uma grande atuação de Santi Mina, que marcou dois gols e deu ao Celta de Vigo a vitória no último jogo de Lionel Messi pelo Barcelona na La Liga, competição que atuou em 520 vezes e marcou 474 gols, o maior artilheiro da história da competição.

A genialidade de Messi no setor ofensivo catalão

Em toda carreira, Messi disputou 778 partida pelo Barcelona, marcando 672 gols e, sua genialidade fica ainda mais evidente que, quando vistos os números com mais atenção ele realemente foii fora de série na equipe. Jogando de ponta direita, ele atuou em 422 vezes, marcando 316 gols e dando 154 assistências.

Como centroavante, ou o famoso "falso 9", consagarado na equipe de comandad apotr Pep Guardiola, Messi atuou 287, marcando 297 gols, com 129 passes para gols; como atacante, ele disputou 52 partidas, marcando 47 gols e dando outras 22 assistências e ainda atuou como meia e ponta esquerda em 17 partidas, marcando 12 gol e dando 11 assistências.

Em toda a carreira de Messi pelo Barcelona, ele teve participação ativas nos gols da equipe, seja marcando ou dando assitências, em 877 vezes. São mais participações em gols do que em partidas pelo Barcelona – já que atuou em 778 partidas, como supracitado.

 

Tópicos


Mais notícias