Jogadores

Ao qual se dedica Patricio Urrutia: o jogador que ergueu a Libertadores para a LDU e salvou o Fluminense da Série B

Mesmo com poucos jogos pelo Tricolor, jogador fez parte da campanha da "arrancada histórica" de 2009

Por Romario Paz

Mesmo com poucos jogos pelo Tricolor, jogador fez parte da campanha da "arrancada histórica" de 2009

Um currículo recheado de conquistas. Libertadores da América, disputa de Copa do Mundo por seu país, quatro títulos nacionais conquistados, além de um momento que é inesquecível na carreira de Patricio Urrutia: a arrancada histórica do Fluminense para escapar do rebaixamento em 2009, quando o time tinha 99% de chances de queda.

Capitão da LDU na histórica conquista da Copa Libertadores de 2008, “El Pato” marcou um dos gols do time equatoriano da vitória por 4 a 2 na primeira partida, realizada na altitude de Quito. Bateu o primeiro pênalti da decisão no Maracanã e marcou o gol. Um ano depois, estava vestindo a camisa Tricolor e enfrentando a LDU na final da Copa Sul-Americana. E experimentou o outro lado da moeda, quando o time carioca perdeu por 5 a 1 em Quito. Venceu por 3 a 0 no Maracanã, mas ficou com o vice.

Mais notícias de ecuatorianos:

Os milhões de dólares que Bustos fez Santos perder para um equatoriano que não rende em campo

O "Roberto Carlos" equatoriano que apaixona a toda América do Sul com suas jogadas e gols

Urrutia foi contratado no dia 18 de agosto de 2009, quando o Fluzão estava na lanterna do Campeonato Brasileiro, e com 99,9% de chances de rebaixamento, segundo as projeções dos matemáticos na época. Ele foi criticado por boa parte da torcida em alguns dos 5 jogos que fez com a camisa Tricolor, mas fez parte de um feito heroico.

O equatoriano, que esteve na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, participou de alguns dos jogos daquela campanha medonha no Brasileirão. Mas que, na parte final do campeonato, entrou para a história com a arrancada que salvou o time das Laranjeiras do rebaixamento para a Série B. Nos últimos 11 jogos, o Fluzão venceu 7 e empatou 4. Ao fim daquele Brasileirão, “El Pato” foi dispensado. Porém, guarda com carinho a sua passagem pelo Rio de Janeiro. Urrutia foi prefeito de uma pequena cidade, e hoje é comentarista esportivo no Equador.

Tópicos


Mais notícias