Jogadores

Dani Alves, recordista em títulos oficiais na história do futebol

De parceiro do Messi a campeão pelo clube do coração, a história de Daniel Alves, um apaixonaod pela Seleção Brasileira

Por Wesley Alencar

De parceiro do Messi a campeão pelo clube do coração, a história de Daniel Alves, um apaixonaod pela Seleção Brasileira

Nascido no dia 6 de maio de 1983 em Juazeiro, na Bahia, o admirado jogador de futebol brasileiro Dani Alves é o atleta que possui mais títulos oficiais na história do futebol, sendo 42 no total, até hoje:

O primeiro foi em 2002, a Copa do Nordeste, jogando pelo Bahia. Ganhou duas vezes a Copa América e mais duas vezes a Copa das Confederações. Jogando pelo Barcelona ganhou mais da metade dos títulos. Indiscutivelmente o Dani Alves superou, entre outros, a Iniesta e Piqué em quantidade de títulos oficiais.

Do menino ao homem, as suas realizações

Quando o Dani Alves tinha 10 anos de idade, morava com a sua família em uma área rural de Juazeiro e devia percorrer aproximadamente 20 quilômetros para ir para a escola. Ele ajudava o pai na fazenda e depois percorria o trajeto para a escola a pé.

Segundo declarações do próprio jogador, o pai dele foi um excelente jogador, no entanto não teve a possibilidade de ser descoberto pelo fato de não ter dinheiro para ir até a cidade grande. Por isso, fez questão que o filho tivesse a oportunidade que ele não teve.

Dani foi estudar numa academia de futebol aos 13 anos. Sem se alimentar direito e percebendo que ele não era o mais talentoso da academia, jurou para si mesmo ser o 1º em força de vontade.

E graças a essa força ele chegou ao clube Bahia no ano de 2001, conquistando a Copa do Nordeste em 2002. Esse mesmo ano ele foi emprestado ao Sevilha, time espanhol que acabou contratando o jovem jogador.

Dani Alves foi responsável pela mudança do esquema tático do clube, que impedia que a defesa ultrapassasse a linha do meio de campo. Ele ultrapassou e ganhou, se transformando em um lateral que sobe para o ataque, a sua maior característica.

Graças ao seu excelente desempenho, o Barcelona o contratou em 2008. Dani fez parte então de uma das melhores fases da história desse clube, junto com o Lionel Messi. Em diversas oportunidades declarou, falando do colega, que ele tinha certeza que “jamais jogaria com alguém como o Messi novamente na vida”.

Em 2016 foi contratado pelo Juventus, na Itália. Na época ele tinha 33 anos de idade e a sensação de estar saindo de casa mais uma vez... Um ano depois, foi para o Paris Saint-Germain, na França, onde jogou até junho de 2019, quando acertou a sua volta para o Brasil, assinando contrato com o São Paulo.

A sua trajetória profissional na Seleção Brasileira

O seu primeiro contato com a Seleção foi no ano de 2003, quando jogou a Copa do Mundo Sub 20. O Brasil ganhou por 1x0 a Espanha, levando o título para casa e o Dani Alves o título de ‘Terceiro melhor jogador do torneio’.

Já com a Seleção Brasileira principal, ele começou a jogar em 2006 e em 2007 ganhou o seu primeiro título, na Copa América. Em 2009 jogou pela Seleção na Copa das Confederações FIFA. O Brasil conquistou o título.

Com Mano Menezes. o jogador deixou de ser reserva do Maicon e com Felipão Scolari ele conquistou a Copa das Confederações de 2013. Tendo participado na Copa do Mundo de 2014, ele não pode participar da Copa de 2018 por causa de uma lesão no joelho.

Tópicos


Mais notícias