Lendas

Ganhou a Copa do Mundo, brilhou pelo Palmeiras e hoje é comentarista

Ele foi revelado pelo Flamengo, onde ganhou destaque e projeção no futebol brasileiro

Por Romario Paz

Ele foi revelado pelo Flamengo, onde ganhou destaque e projeção no futebol brasileiro

Crizam César de Oliveira Filho foi revelado pelo Flamengo, se tornou ídolo no Palmeiras e no Grêmio, além de fazer parte de um time histórico do Cruzeiro. Defendeu a Seleção Brasileira e foi campeão mundial. Lendo o nome inicial, muita gente não vai saber de quem se trata. Agora, se chamar pelo apelido, no diminutivo, todos vão saber que se trata de Zinho, que foi campeão da Copa do Mundo em 1994 e da Libertadores da América em 1999.

Zinho iniciou sua carreira, em 1986, quando teve a oportunidade de atuar ao lado de Zico, Andrade e Leandro, alguns dos maiores craques da história rubro-negra. Mas além dessas feras, novos talentos como Jorginho, Ailton e Bebeto (esse último seria seu companheiro no tetra em 94), também foram seus companheiros em suas primeiras conquistas, que incluíram os títulos do Campeonato Carioca de 1986, e o Campeonato Brasileiro de 1992, ao lado de Júnior, uma das maiores lendas da história do time carioca.

Mais notícias do Flamengo:

A condição que Landim e Braz deram para Filipe Luís se ele quiser continuar no Flamengo

A sensação do Coritiba que Marcos Braz faz de tudo para trazer ao Flamengo em 2023

Deixando o Flamengo, em 1992, após seis anos de casa, Zinho foi jogar no Palmeiras, aonde veio a se tornar o maestro da avassaladora equipe palmeirense, bicampeã paulista e brasileira, em 1993 e 1994, e do torneio Rio-São Paulo ainda em 1993 conquistando assim um tricampeonato, que contava ainda com Roberto Carlos, César Sampaio, Rivaldo, Edmundo, Edílson e Evair. Com a Seleção Brasileira, participou da Copa América de 1993 e da Copa do Mundo de 1994, tendo sido campeão na segunda. 

Multicampeão por onde passou

Pelo Verdão, conquistou dois títulos estaduais, dois do Campeonato Brasileiro, a Libertadores da América de 1999 e a Copa Mercosul de 1998, além de integrar a equipe que foi rebaixada para a Série B em 2002. Com a camisa do Grêmio, que defendeu por dois anos, conquistou um estadual e a Copa do Brasil de 2001, além de fazer parte do time do Cruzeiro que ganhou a "tríplice coroa" em 2003, sendo campeão do estadual, da Copa e do Brasileirão. Hoje, trabalha como comentarista esportivo nos canais ESPN.

Tópicos


Mais notícias