Brasileiros pelo Mundo

Envolvido Coutinho, inusitada razão pela qual Ferran Torres ainda não pode ser cadastrado

O atacante espanhol não poderá se registrar como blaugrana na LaLiga se não reduzir a massa salarial do elenco. Diante disso, a diretriz visa dar escoamento para os franceses e brasileiros.

Por Romario Paz

O atacante espanhol não poderá se registrar como blaugrana na LaLiga se não reduzir a massa salarial do elenco. Diante disso, a diretriz visa dar escoamento para os franceses e brasileiros.

Ferran Torres foi anunciado como a nova contratação do FC Barcelona para a segunda parte da temporada, sendo este um dos pedidos de Xavi Hernández que a gestão do Blaugrana tem conseguido cumprir. No entanto, nem tudo parece cor-de-rosa no Camp Nou, à medida que um novo problema se avoluma nos escritórios, onde Samuel Umtiti e Philipe Coutinho se destacam. Como bem sabemos, o clube atravessa uma situação económica delicada, que embora não os impeça na hora de assinar, mas que não lhes permite registar os seus reforços na LaLiga Santander.

Antes disso, os dirigentes do Barcelona já trabalham para poder ter habilitado o ex Manchester City. Na verdade, já tiveram problemas para conseguir inscrever Xavi e a sua comissão técnica e não o teriam feito com Dani Alves (pendente de revisão pelo Controle Económico do torneio local), se 'Kun' Agüero o fizesse não anunciar sua retirada.

Mais notícias de Brasileiros pelo Mundo: Fala sério, Neymar aproveitou o Natal para apresentar a nova namorada à sociedade

Uma das possibilidades que a equipa do Barcelona gere é a renovação de Ousmane Dembélé, o que iria aliviar parte da massa salarial. O clube deu a entender internamente que esta operação poderia servir para acolher Foios, embora em qualquer caso seja a partir de 3 de janeiro, dia em que se abrem as inscrições no mercado de inverno, e onde a LaLiga começará a estudar em detalhe a documentação apresentada pelo Barça, para determinar se o jogador será elegível para jogar a competição.

Nesse sentido, as saídas de Luuk de Jong e Demir não seriam uma solução, pois os seus salários não são tão elevados e a poupança não será suficiente. Não só pelo seu baixo nível de fichas, mas porque, ao não atingir 5% do CPD (Custo da Força de Trabalho Esportiva), apenas 25% dessa economia poderá ser utilizada para a nova incorporação.

Mais notícias de Brasileiros pelo Mundo: A despedida de Rafinha do PSG que causou muito sofrimento em Paris

Diante disso, a situação se complica e a única fórmula para conseguir cadastrar Ferran Torres e, superar o controle parental do torneio espanhol, é conseguir saídas de futebolistas que superem esses 5%. É aqui que Samuel Umtiti e Philippe Coutinho desempenham um papel importante.

Suas partidas são iminentes

O francês e o brasileiro são dois dos jogadores que mais cobram na seleção catalã e já estão trabalhando para encontrar uma saída para eles. De referir que existem vários clubes interessados nos seus serviços, mas as dificuldades são maiores na hora de encontrar alojamento, precisamente porque ninguém está disposto a pagar o que recebe actualmente no Camp Nou.

No que diz respeito à LaLiga, o órgão já deixou claro por ativo e passivo aos Blaugranas que não há outra opção (por regulamento) para o registro de novos jogadores, caso o padrão de Fair Play Financeiro seja ultrapassado.

Em conclusão, o clube culé terá de reduzir substancialmente o custo salarial do plantel ou Ferran Torres não poderá ser inscrito. O facto de o Barcelona ter anunciado a sua incorporação não implica qualquer mudança de rumo nas negociações que estão a decorrer com a LaLiga.

Tópicos


Mais notícias