Qatar 2022

Foi campeão no Barcelona, jogou com Roberto Dinamite e agora perdeu a vida

Ele já foi técnico de rival do Barça, jogou com lenda do Vasco e tem um filho que defende a seleção espanhola

Por Romario Paz

Ele já foi técnico de rival do Barça, jogou com lenda do Vasco e tem um filho que defende a seleção espanhola

Nove dias depois da morte de Pelé, o futebol perdeu uma grande figura. Maior ídolo da história do Vasco da Gama e ex-presidente do clube entre 2008 e 2014, Roberto Dinamite morreu. O histórico goleador, que defendeu até o Barcelona, da Espanha, no começo dos anos 1980, faleceu há exatamente um mês, aos 68 anos de idade, vítima de um câncer de intestino. A notícia pegou a todos de surpresa, e entristeceu principalmente os torcedores do cruz-maltino. Dinamite também era venerado por torcedores dos rivais Flamengo, Botafogo e Fluminense.

Em 1980, foi comprado pelo Barça em negociação milionária, que foi fabulosa para a época. Em sua estreia no clube catalão, Dinamite marcou dois gols e dando sinais de que era o início de uma grande jornada, mas uma troca de técnico fez com que a passagem pelo clube catalão durasse apenas três meses e três gols. Nessa passagem rápida pelo time blaugrana, Roberto foi companheiro de Marcos Alonso Peña, que faleceu nesta quinta (9), aos 63 anos de idade.

Mais notícias da Copa do Mundo:

De novo, o que fez Daniel Alves após novo depoimento à justiça da Espanha

Enquanto Ancelotti se aproxima da Seleção, favorito da CBF pode treinar o Equador

Com passagens por grandes clubes, como o Barcelona e o Atlético de Madrid, Marcos Alonso é pai do atual lateral-esquerdo do Barça que leva o mesmo nome, Marcos Alonso Mendonza, que foi campeão europeu e mundial pelo Chelsea na temporada 2020-2021. Além disso, era filho de outro ex-jogador, Marcos Alonso Imaz, conhecido como 'Marquitos', que passou pelo Real Madrid entre as décadas de 1950 e 1960.

A trajetória de Peña

Alonso conquistou cinco títulos pelo Barça e participou de 22 jogos com a camisa da seleção da Espanha. Além disso, fez parte do elenco espanhol na Eurocopa de 1984 e disputou os Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou. Dos cinco títulos conquistados com a camisa blaugrana, o mais importante foi o Campeonato Espanhol na temporada 1984-1985, além de ter conquistado uma vez a Copa do Rei e também a Supercopa da Espanha.

Tópicos


Mais notícias