Qatar 2022

Foi um herói no Vasco, jogou no Barcelona e perdeu a vida de um jeito inesperado

Pouco tempo depois de Pelé, futebol brasileiro ficou órfão de outro ídolo

Por Romario Paz

Pouco tempo depois de Pelé, futebol brasileiro ficou órfão de outro ídolo

O futebol brasileiro ficou órfão de alguns de seus maiores ídolos no fim de 2022 e no começo de 2023. No dia 29 de dezembro de 2022, o maior de todos os jogadores de futebol do mundo nos deixou: Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, aos 82 anos, morreu por conta de graves problemas de saúde que vinha enfrentando há alguns anos. O mais grave ele descobriu após a pior fase da pandemia de Covid-19, mas não resistiu. Alguns dias depois, e mais um nos deixou: Roberto Dinamite, aos 68 anos de idade, com sérios problemas de saúde.

Maior ídolo da história do Vasco da Gama como jogador, e presidente do clube por dois mandatos, o ex-atacante foi multicampeão pelo gigante da colina, e teve uma rápida passagem com a camisa do Barcelona, entre 1979 e 1980, além de ter disputado duas vezes a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira: em 1978, na Argentina, terminou com o terceiro lugar. Em 1982, com o time mágico comandado por Telê Santana, caiu nas quartas de final para a Itália.

Mais notícias da Copa do Mundo:

Um caminhão de dinheiro, a quantia surpreendente que o Flamengo vai pagar por Isco

Humilhou o São Paulo, deixou Marcos Braz em ridículo no Mengão, ia chegar no Santos

É o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols. Com a camisa do Vasco, foram mais de 720 gols marcados e Inúmeros títulos conquistados, como o Brasileirão de 1974 e cinco títulos do Campeonato Carioca, além de vários torneios que disputou com a camisa vascaína. Como presidente do Vasco, Roberto Dinamite não conseguiu sequer imitar o sucesso que teve como jogador do clube.

Os mandatos como presidente

Logo nos primeiros meses de gestão, o Vasco da Gama chegou a ser lanterna do campeonato e foi rebaixado para a Série B pela primeira vez em sua história. No ano seguinte, subiu conquistando o título. O Vasco conquistou a Copa do Brasil em 2011, chegou na semifinal da Copa Sul-Americana e terminou o Campeonato Brasileiro em 2º lugar. Em 2012, chegou até as quartas de final da Libertadores da América e perdeu para o Corinthians. Em 2013, voltou a ser rebaixado para a segunda divisão nacional

Tópicos


Mais notícias