Por Romario Paz
A Copa América 2021 no Brasil está cada vez mais próxima e, após o adiamento do evento, que seria realizado no ano passado, mas foi adiado por problemas sanitários, a expectativa continua a crescer pelos fanáticos pela Seleção Brasileira, principalmente após a confirmação de que a Copa América 2021 acontecerá no Brasil.
Depois de ter sido coroado como campeão da Copa América 2019, o Brasil agora tem o difícil compromisso de ratificar que é o melhor time da América do Sul e para isso terá que jogar uma nova versão da competição, bem como o atual contexto que vive o mundo por problemas de saúde.
A Conmebol Copa América 2021 será a 47ª edição deste torneio, principal competição de futebol entre as seleções da América do Sul, organizada pela Conmebol. A Copa América 2021 começará sua nova edição no dia 13 de junho de 2021 no Brasil, após as retiradas de Colômbia e Argentina como sedes do torneio.
Inicialmente a Copa América 2021 seria a primeira a ser disputada em sede dupla, desta vez na Argentina e na Colômbia, mas a 13 dias do início do torneio, a Conmebol informou que tanto Colômbia como a Argentina não serão mais a sede da competição após tentar o adiamento para novembro deste ano e pela grave crise interna que os países vivem atualmente. Assim, o Brasil será sede única da Copa América pelo segundo ano seguido, algo que aconteceu apenas em 1923 e 1924 no Uruguai.
A 24 dias do início do torneio, a Conmebol informou que a Colômbia não será mais a sede da competição após tentar o adiamento para novembro deste ano e pela grave crise interna que o país vive atualmente. Sem o aval da Conmebol, que prometeu dar novas oportunidades ao país, a Colômbia foi retirada como país-sede, mas a seleção do país segue na disputa.
O Brasil está no grupo B da Copa América 2021 ao lado de Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A chave teria sede na Colômbia, mas com a mudança para o Brasil, a Conmebol remarcou os locais das partidas.
Grupo B – Zona Norte
13/06 – 18h – Venezuela, no Estádio Mané Garrincha (RJ)
17/06 – 21h – Peru, no Estádio Nilton Santos (RJ)
23/06 – 21h – Colômbia, no Estádio Nilton Santos (RJ)
27/06 – 18h – Equador, no Estádio Olímpico (GO)
* Todos os horários são de Brasília
Grupo A – Zona Sul
1ª rodada
14/06 – 18h Argentina x Chile, no Estádio Nilton Santos
14/06 – 21h Paraguai x Bolívia, no Estádio Olímpico (GO)
Livre: Uruguai
2ª rodada
18/06 – 18h Chile x Bolívia, na Arena Pantanal
18/06 – 21h Argentina x Uruguai, no Estádio Mané Garrincha
Livre: Paraguai
3ª rodada
21/06 – 18h Uruguai x Chile, na Arena Pantanal
21/06 – 21h Argentina x Paraguai, no Estádio Mané Garrincha
Livre: Bolívia
4ª rodada
24/06 – 18h Bolívia x Uruguai, na Arena Pantanal
24/06 – 21h Chile x Paraguai, no Estádio Mané Garrincha
Livre: Argentina
5ª rodada
28/06 – 21h Bolívia x Argentina, na Arena Pantanal
28/06 – 21h Uruguai x Paraguai, no Estádio Nilton Santos
Livre: Chile
Grupo B – Zona Norte
1ª rodada
13/06 – 18h Brasil x Venezuela, no Estádio Mané Garrincha
13/06 – 21h Colômbia x Equador, na Arena Pantanal
Livre: Peru
2ª rodada
17/06 – 18h Colômbia x Venezuela, no Estádio Olímpico (GO)
17/06 – 21h Peru x Brasil, no Estádio Nilton Santos
Livre: Equador
3ª rodada
20/06 – 18h Venezuela x Equador, no Estádio Nilton Santos
20/06 – 21h Colômbia x Peru, no Estádio Olímpico (GO)
Livre: Brasil
4ª rodada
23/06 – 18h Equador x Peru, no Estádio Olímpico (GO)
23/06 – 21h Brasil x Colômbia, no Estádio Nilton Santos
Livre: Venezuela
5ª rodada
27/06 – 18h Equador x Brasil, no Estádio Olímpico (GO)
27/06 – 18h Venezuela x Peru, no Estádio Mané Garrincha
Livre: Colômbia
Quartas de final
02/07 – 18h 2° Grupo B x 3° Grupo A, no Estádio Olímpico (GO)
02/07 – 21h 1° Grupo B x 4° Grupo A, no Estádio Nilton Santos
03/07 – 19h 2° Grupo A x 3° Grupo B, no Estádio Mané Garrincha
03/07 – 22h 1° Grupo A x 4° Grupo B, no Estádio Olímpico (GO)
Semifinais
05/07 – 20h Vencedor QF1 x Vencedor QF2, no Estádio Nilton Santos
06/07 – 22h Vencedor QF3 x Vencedor QF4, no Estádio Mané Garrincha
Disputa do terceiro lugar
09/07 – 21h Perdedor SF1 x Perdedor SF2, no Estádio Mané Garrincha
Final
10/07 – 21h Vencedor SF1 x Vencedor SF2, no Estádio do Maracanã
* Todos os horários são de Brasília
A Copa América 2021 no Brasil terá transmissão do SBT no Brasil e a Conmebol TV também entrará com parceria para transmitir outros jogos do torneio. Como a Seleção Brasileira está no grupo B, Zona Norte, que seria na Colômbia, os horários das partidas podem sofrer alteração, mas por enquanto seguem a tabela inicial
Grupo B – Zona Norte
13/06 – 18h – Venezuela, no Estádio Mané Garrincha (RJ)
17/06 – 21h – Peru, no Estádio Nilton Santos (RJ)
23/06 – 21h – Colômbia, no Estádio Nilton Santos (RJ)
27/06 – 18h – Equador, no Estádio Olímpico (GO)
* Todos os horários são de Brasília
O SBT transmitirá todos os jogos da Seleção Brasileira na Copa América 2021 no Brasil e tem a promessa de passar ao menos 11 jogos do torneio. A Conmebol TV também deve anunciar em breve as partidas que serão transmitidas pelo serviço de streaming.
Tite ainda não divulgou a convocação oficial para a Copa América 2021 no Brasil, visto que a prioridade no momento são os jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 no Catar nos dias 4 e 8 de junho contra Equador e Paraguai respectivamente. Mas se os nomes forem mantidos, esta será a convocação do Brasil para a Copa América 2021, que ainda poderão ter mais quatro nomes pelo aumento do número de inscritos por seleção para 28 jogadores:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
Laterais: Emerson Royal (Barcelona), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid);
Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Felipe (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG) e Rodrigo Caio (Flamengo);
Meias: Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon);
Atacantes: Everton Cebolinha (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Vinícius Júnior (Real Madrid)
Sem jogar desde novembro do ano passado, a Seleção Brasileira tem grandes chances de entrar em campo com uma formação titular um pouco diferente do habitual. Porém, pelo rendimento de cada atleta pelos clubes e pela própria seleção, a provável escalação titular do Brasil para a Copa América 2021 no Brasil deve ter Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro, Douglas Luiz e Neymar; Gabriel Jesus, Gabriel Barbosa e Richarlison.
A Copa América 2021 no Brasil apostará em um regulamento inédito na competição com a organização de dois grupos de cinco países cada (inicialmente seriam seis seleções, mas os países convidados Austrália e Catar desistiram do torneio). Todos se enfrentam dentro dos próprios grupos em jogos de turno único e os quatro melhores avançam para as quartas de final. Daí para frente a competição segue em mata-mata com chaveamento olímpico: 1º do grupo A contra 4º do grupo B, 2ª do grupo A contra 2º do grupo C e assim por diante até conhecer a final da Copa América 2021.
Com a saída da Colômbia e da Argentina como sedes do torneio, o Brasil foi anunciado no dia 31 de maio como o novo país que sediará a Copa América 2021. Foram anunciados os locais onde acontecerão os jogos e seus estádios: Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Os estádios que receberão a Copa América 2021 no Brasil são o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, Estádio do Maracanã e o Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, Arena Pantanal, em Cuiabá, e Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Brasília: Estádio Mané Garrincha (72.700 espectadores)
Cuiabá: Arena Pantanal (41.100 espectadores)
Goiânia: Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira (13.500 espectadores)
Rio de Janeiro: Estádio do Maracanã (78.800 espectadores)
Rio de Janeiro: Estádio Nilton Santos (46.800 espectadores)
A Seleção Brasileira disputaria a Copa América 2021 no grupo B, Zona Norte, com sede na Colômbia, mas após a exclusão do país como local dos jogos, o Brasil jogará em sua casa com estreia no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, depois duas partidas no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e encerra a fase de grupos no Estádio Olímpico de Goiânia.
Inicialmente, não. A Copa América 2021 vive um grande dilema quanto a presença de público nos estádios devido à crise sanitária vivida no continente e no mundo, porém a Conmebol estuda possibilidades. As informações devem ser confirmadas nos próximos dias.
Brasil é sinônimo de futebol, é alegria, samba e cor; é talento e magia. Dos tempos de Pelé aos de Neymar, um drible tenta devolver o sorriso que o brasileiro sempre exibe no rosto.
Na edição de 1919, em seu país, conquistou o primeiro campeonato americano de sua história, em uma partida contra o Uruguai, a rainha da feira. Sua jornada também foi acompanhada por grandes jogadores que incluem alegrias, decepções, esperanças e sucessos.
Se há um lugar onde é uma quimera ganhar uma Copa América é o Brasil, já que nas cinco oportunidades que o campeonato já teve em território amazônico, o vencedor foi a seleção local.
O último ocorreu em 2019, quando derrotou o Peru por 3 a 1 com Everton, Gabriel Jesus e Richarlison como protagonistas, devolvendo um campeonato que não conquistava desde a Copa América na Venezuela em 2007, apenas o último título no troféu mais antigo que possuíam. Venceu a ferida seis vezes como invicto e em 184 jogos teve 103 vitórias, 44 derrotas e 37 empates. Brasil tem nove títulos da Copa América.
O Brasil é uma das seleções mais vencedoras da Copa América em toda a sua história, porém, também é uma das seleções que mais gols marcou em um único jogo. Aqui contamos as estatísticas de quais são os jogos que marcaram o maior número de gols na Copa América.
Embora muitos possam pensar que enfrentam um dos melhores jogadores da história do futebol brasileiro, o ex-jogador e capitão do Brasil não está na lista dos artilheiros da Copa América e se você não sabia, aqui contamos a você os detalhes de quem são os artilheiros do Brasil.
Poucos são os goleiros de destaque do Brasil. Na realidade, o país não tem muitos arqueiros de alto nível, como acontece em outros países. Porém, dos poucos que podem ser considerados lendários, Gilmar é o maior de todos. Ele ganhou duas Copas do Mundo consecutivas com a seleção nacional. A maior parte de sua vida esportiva foi passada no mesmo clube, o Santos, com quem venceu praticamente todas as competições. Nos anos 60 era considerada a melhor equipe do mundo e outras grandes estrelas estavam no ranking, algumas das quais também estão nesta lista.
Eles podem parecer poucos para as defesas tradicionais. Mas o Brasil é uma equipe bastante ofensiva, tendo esses dois jogadores como grandes exemplos de que ficar atrás não significa esperar para ver o que acontece.
Roberto Carlos começou sua carreira no Brasil, mas não demorou muito para chamar a atenção dos clubes europeus. Primeiro no Inter e depois no Real Madrid, destaca-se sobretudo pelo seu poder de remate. Cada vez que ele cobrou um chute livre, a bola se transformou em uma concha. Foi estudada a sua forma de atirar e concluiu-se que a sua técnica é a mais perfeita que já existiu. Além disso, é considerado o lado mais completo que já existiu.
O centro do campo é uma das áreas mais importantes, onde são necessários grandes organizadores para fazer o futebol fluir. Três são os principais nomes eleitos como os melhores da história.
Sócrates, também conhecido como "o médico" porque se formou em medicina, marcou época graças ao seu estilo. Os dribles e o taco ou passe eram a sua assinatura, criando um estilo de jogo muito rápido. A maior parte de sua vida esportiva foi passada no Brasil, com uma breve expedição à Europa, onde jogou pela Fiorentina.
Zico conquistou o prêmio de melhor futebolista do continente três vezes entre os anos 70 e 80, além de melhor jogador do mundo em 1983. Seu recorde é de mais de 400 gols, o que o coloca como o meio-campista que mais marcou objetivos marcados em todo o mundo. Ele teve um início perigoso e um controle de bola que tornava cada corrida um perigo potencial para os adversários.
Destacam-se quatro grandes atacantes além do maior, de quem falaremos mais tarde. Ronaldo conquistou três vezes o prêmio FIFA de Melhor Jogador do Mundo, algo que quase ninguém conquistou. Ainda é lembrado por sua grande qualidade e apesar de estar claramente fora de forma é tratado como uma das grandes lendas do futebol.
Ronaldinho ainda tem uma grande projeção, o que faz com que muitos o considerem com potencial para se tornar o melhor jogador brasileiro da história. Ele é um atacante muito completo que desequilibra facilmente.
Romário é um dos grandes marcadores que existiram desde os primórdios do futebol. Ele foi eleito artilheiro 14 vezes durante sua carreira nas diferentes ligas da primeira divisão em que participou.
Bebeto jogou um pouco mais atrás do que os tradicionais atacantes, embora sua posição seja considerada atacante e não central. O que mais impressionou foi a facilidade de chutar com as duas pernas, o que fez com que o goleiro não soubesse de onde poderia sair o chute.
Pouco se pode dizer sobre Pelé que já não tenha sido dito. Ninguém duvida que ele é o jogador brasileiro mais importante da história, para muitos o melhor de todos que já existiram. Seu nome está tão ligado ao futebol quanto o Brasil. Um fato curioso é que ele nunca jogou por um clube europeu.
A Copa América é o torneio que emociona os países sul-americanos, porque todos querem vencê-la. Aqui deixamos para vocês os melhores gols da Copa América da história.
Uruguai conquistou sua última Copa América em 2011, liderada por Diego Forlán, Luis Suárez, Edinson Cavani, Diego Lugano e companhia na Argentina. Uma viagem que deixou nações da estatura e tradição dos anfitriões nas quartas de final, Peru nas semifinais ou Paraguai na final.
José Plendibene em 1916 foi o autor do primeiro gol da história da competição, e grandes figuras e lendas da seleção oriental se materializaram na Copa América, de Obdulio Varela a Luis Suárez, passando pelo Chino Álvaro Recoba, Scanone ou Palito Pereira. O seu futebol combativo e corajoso os distingue como um grupo sempre difícil de enfrentar.
Como dado, é preciso dizer que 4 técnicos foram campeões com o Uruguai da Copa América. O único que foi duas vezes foi Juan Carlos Corazo. O primeiro em Guayaquil em 1959 e o segundo no Uruguai em 1967.
O saldo que apresentam em sua jornada na disputa é de 197 partidas, nas quais venceu 108, empatou 34 e perdeu 55; ele converteu 399 gols e recebeu 218.
Poucos dias após o desenvolvimento de uma nova edição da Copa América, a verdade é que muitos jogadores conseguiram deixar sua marca com algumas anotações que fizeram. Nessa ocasião, vamos contar a vocês quem é o maior artilheiro da história do torneio, com a antecipação de que não é um, mas que são dois líderes em termos de artilheiros.
A música "La Gozadera" é uma versão adaptada para a Copa América 2021 sobre o sucesso de Marc Anthony que alcançou 12 discos de platina na época. O tema da Copa está a cargo do Gente de Zona, que começou como um grupo de street rap e hoje é uma das duplas mais reconhecidas do mundo.
Por ocasião da apresentação do tema oficial da Copa América 2021, a assessoria de imprensa da Conmebol destaca as palavras do presidente da entidade, Alejandro Domínguez, que afirmou que “futebol é paixão, é festa, é cor e é, acima de tudo, uma energia poderosa que nos inspira em tempos difíceis como aqueles em que vivemos. A música transmite essa força, essas emoções, e temos a certeza que toda a América do Sul e o mundo serão contagiados por sua alegria e seu ritmo”.
Na cerimônia de sorteio em Cartagena das Índias, foi anunciado a mascote oficial da competição continental deste ano.
Na gala da Copa América 2021, realizada em Cartagena das Índias, também houve tempo para as cores. Em primeiro lugar, foi anunciado o nome do mascote da próxima competição continental: Pibe, que homenageou a Argentina (pois a palavra muito usada naquele país para se referir aos jovens que jogam bola), além de Carlos Valderrama, o ex-café jogador que tem "criança" como um de seus apelidos.
A mascote oficial é o melhor amigo do homem, um cão de raça de rua com todo o espírito futebolístico, que vai acompanhar cada uma das equipas na sua carreira em busca da glória continental.
O Conselho da Conmebol decidiu modificar o formato de disputa da Copa América 2021 para esta edição. A competição continental será disputada em dois grupos de seis equipes com sede no Brasil, onde as equipes foram agrupadas de acordo com critérios geográficos.
Catar e Austrália foram convidados pela Conmebol para disputar a Copa América 2021. Planos em todo o mundo foram severamente afetados pela chegada de uma pandemia. A alta onda de infecções trouxe a pandemia que levou a Conmebol a mudar a data da Copa América, de 2020 para 2021.
Diante disso, australianos e catarianos foram obrigados a cancelar sua participação no torneio por problemas de calendário, conforme confirma Gonzalo Belloso, diretor de desenvolvimento da Conmebol. "Eles não poderão vir", disse o treinador, sem dizer mais nada. Ambas as equipes não serão substituídas na competição, portanto, pela primeira vez em 18 anos, veremos uma Copa América com apenas 10 participantes.
No último mês de abril, a Diretoria de Árbitros da Conmebol divulgou a lista de árbitros convocados para a Copa América 2021. No total, foram convocados 14 árbitros principais, 22 auxiliares e 16 responsáveis pelo sempre polêmico VAR. Somados a eles, são mais 10 para suporte caso ocorra alguma eventualidade.
Como já aconteceu na copa Libertadores. Mas, além dessa informação, o que mais chama a atenção - ou nem tanto - é que nenhuma mulher foi convocada.
Apesar de as mulheres passarem a ter maior protagonismo nas diversas competições, sua ausência impera na mais importante competição continental da América do Sul. Ainda que, por mais inusitado que possa parecer, após a convocação das diferentes Associações-Membro, foi anunciado que, pela primeira vez, em um evento histórico e inédito, a Copa América 2021 contará com a presença de árbitros europeus após um acordo alcançado entre a Conmebol e a UEFA.
Muitos problemas chegaram ao mundo no início de 2020 nos fez esperar muito para finalmente podermos ter uma nova Copa América. O torneio sul-americano foi adiado por um ano, e finalmente em 2021, por enquanto sem público nos estádios, será disputado com todos os times do continente, sem times convidados como costuma acontecer.
Falta muito organizar para que tudo fique pronto e falta apenas ver os melhores jogadores de cada país representarem a sua camisola, e foi a Nike que revelou a bola oficial pela Copa América 2021 que vai fazer os adeptos festejarem sempre que acertar na rede. Uma verdadeira beleza, à altura da tarefa.
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
16/10/2024
15/10/2024
15/10/2024
15/10/2024
15/10/2024