Série A

Incrível! Por isso, o futebol brasileiro deve seguir o formato da Liga Equatoriana.

Na falta de um dia, os azulgranas continuam líderes com vantagem

Por Romario Paz

Na falta de um dia, os azulgranas continuam líderes com vantagem

A loucura no futebol equatoriano esteve presente neste dia e ainda mantém os torcedores dos times favoritos em choque para vencer a primeira fase do torneio nacional, algumas das quais foram extintas, enquanto o Barcelona de Guayaquil permaneceu vivo.

Mais notícias do futebol Brasileiro:

O clube da Premier League que pretende arruinar o Palmeiras e ‘roubar’ Taty Castellanos

No encerramento do penúltimo dia da primeira fase, o Deportivo Cuenca, que saiu como favorito, empatou nesta segunda-feira por 1 a 1 em casa com o Ourense. Jefferson Vernaza colocou o time de Cuenca na frente e o paraguaio Leonardo Villagra fez o gol de empate para o Ourense. Cuenca foi o nono com 21 pontos, seguido de Ourense, com 20.

A Liga de Quito foi a primeira a sair no último sábado com um empate por 2 a 2 em casa contra o Guayaquil City, em um jogo em que o time da capital era favorito e precisava vencer para chegar ao topo da classificação.

Esse resultado favoreceu o atual campeão, Independiente del Valle, que passou de esfregar as mãos e acalentar uma vitória para saborear a amargura, porque seu favoritismo caiu em uma derrota humilhante por 0 a 1 em casa contra o Mushuc Runa. Os torcedores do Barcelona, que somam 27 pontos, ainda estão em choque e se perguntam como o Independiente poderia perder para o modesto Mushuc Runa, resultado que permitiu amenizar a própria derrota por 2 a 1 contra o Aucas, em um coquetel de resultados que manteve a esperança de vencer a fase.

Enquanto o Independiente e a Liga subiram de nível nas últimas datas, o Barcelona perdeu chances, pois de oito pontos que havia aproveitado de seus perseguidores imediatos, chegou no domingo contra o Aucas com apenas uma vantagem, mas com queda no nível de partida. O futebol costuma trazer esse tipo de surpresas, e é por isso que os torcedores do Barcelona esperam que no próximo domingo sua equipe ratifique seus tempos de bom futebol para tentar derrotar Cumbayá e deixar seus três perseguidores sem opção.

Barcelona perde, mas mantém a liderança

Outro time que surpreendeu o Independiente e a enrugada Liga de Quito foi o Universidad Católica, que venceu o Emelec por 0 a 1 e, apesar de ter acumulado os mesmos 26 pontos do Independiente e da Liga, ficou em segundo lugar na classificação devido à sua melhor diferença de gols .

A primeira fase será encerrada com quatro jogos com horários unificados pela Pro League, a partir das 19h locais (00h GMT) do próximo domingo: Barcelona-Cumbayá; Universidade Católica-Delfin; 9 de outubro - Independência do Valle e Liga de Quito-Macará.

Se o futebol brasileiro replicasse esse formato, sem dúvida seria o campeonato mais colorido da região, não só por ter grandes figuras, mas também por seu grande poder econômico e pela mega infraestrutura que os grandes times têm. Com este formato não há margem para erro e tudo sempre muda com apenas um jogo, mesmo nada se sabe até a última data.

Mais notícias do futebol Brasileiro:

Implora para jogar no Palmeiras; o mega salário que pede De La Cruz para deixar o River

Tópicos


Mais notícias