Série A

'LFB'; Dirigentes se aproximam de modelo inglês na criação da Liga do Brasil; entenda

Acordo segue os moldes da Premier League Inglesa

Por Jorge Dias

Acordo segue os moldes da Premier League Inglesa
Acordo segue os moldes da Premier League Inglesa
Síguenos enSíguenos en Google News

Segundo o documento assinado na Terça-feira, algumas premissas básicas foram acordadas pelos dirigentes na formação oficial da Liga Forte do Brasil, o braço opositor a LIBRA, formado por 25 clubes das séries A e B do Brasileirão. O modelo prevê que as decisões sejam tomadas por maioria qualificada, abolindo assim a necessidade de unânimidade.

Mais notícias do Futebol brasileiro:

Corinthians anuncia acordo sobre Neo Química Arena; saiba mais

No documento que foi formalizado na terça-feira, a LFB deixou de lado a questão do rateio dos direitos de transmissões, principal ponto que fez com que o grupo não concordasse cm a LIBRA. Alguns dirigentes, defendem que a proporção seja de 50%-25%-25%, diferente dos 40-30-30 proposto pelo outro grupo. 

O impasse entre os dois blocos já perdura algumas semanas, e é liderado pelo Fluminense e pelo Athletico Paranaense, a presença do Atlético Mineiro como mediador e do Internacional que ainda não decidiu em qual bloco irá participar, inviabilizam a formação oficial desse segundo bloco. Por hora, apenas a LIBRA é reconhecida.

O objetivo das conversas é decidir sobre o futuro do Campeonato Brasileiro pós-2025, quando os direitos de transmissão com o grupo Globo se encerram. A intenção dos clubes era, inicialmente, formar uma liga profissional administrada por eles com anuência da CBF, assimo como é feito a LaLiga na Espanha e a Premier League na Inglaterra.

LIBRA tem rejeitado aproximações

Segundo informações dadas pelos dirigentes da LFB, uma aproximação com a LIBRA para discutir os pontos de um possível acordo entre os dois blocos estão, nesse momento, paralisadas. O grupo liderado pelo Flamengo e pelo Palmeiras não tem manifestado interesse em negociar com os clubes que preferiram adentrar a criação de um outro bloco.

Mais notícias do Futebol brasileiro:

Abel barra contratados do Palmeiras e não muda lista de Libertadores

Tópicos


Mais notícias