Série A

Nem o Real Madrid; Revalam como o Flamengo faz para ter grandes figuras a nível europeu

Flamengo é o Real Madrid da América do Sul

Por Romario Paz

Flamengo é o Real Madrid da América do Sul

A hegemonia brasileira no futebol sul-americano hoje tem dois grandes protagonistas: Palmeiras e Flamengo. Ambos representam dois estilos diferentes de jogo; os paulistas são mais pragmáticos e eficazes, os cariocas apelam para uma proposta mais vistosa.


O popular "Fla" também chama a atenção por suas brilhantes contratações, figuras de estatura internacional do futebol europeu e em pleno vigor, como o experiente meio-campista chileno Arturo Vidal (da Inter de Milão), seu compatriota Edgar Pulgar (ex-Fiorentina), o o avançado Everton Cebolinha (do Benfica) e o extremo uruguaio Guillermo Varela (ex-jogador do Dínamo de Moscovo).

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Eles se juntam a um elenco que já contava com figuras como "Gabigol", Giorgian De Arrascaeta, Felipe Luiz, David Luiz e Éverton Ribeiro. E vão para mais: depois que o passe do meia-atacante Oscar, com passado no Verdeamarelha, caiu, há rumores de que o clube irá atrás do craque colombiano James Rodríguez.

O time mais popular do Brasil pode pagar essas contratações por sua renda milionária. Agora resta a ele passar o Vélez e ver se recupera a coroa de melhor da América que seu rival Palmeiras usa há dois anos.

Esquadrão milionário

A força do clube carioca se reflete em seu elenco, avaliado em US$ 160 milhões. Seu jogador mais valioso é o atacante Gabriel Barbosa ("Gabigol"), cujo passe está estimado em US$ 24 milhões, segundo o site Transfermarkt; Segue o meio-campista uruguaio Giorgian De Arrascaeta, avaliado em US$ 18 milhões. O Flamengo tem o segundo time mais caro de todo o campeonato brasileiro e da Copa Libertadores; Ele só é superado pelo atual campeão das Américas, o Palmeiras (US$ 175 milhões).

Grande renda

No início do ano, o Flamengo estimou seu faturamento em 1.000 milhões de reais, ou seja, US$ 176,5 milhões. A conta foi baseada na receita da venda de direitos de transmissão de jogos (mais de US$ 40 milhões), roupas, acordos comerciais com patrocinadores (US$ 45 milhões) e o pagamento da taxa de seus 140.000 membros (que se traduz em US$ 26 milhão). Cariocas são uma máquina de cobrança.

Esse presente ostensivo contrasta com a crise que o clube viveu em 2013, quando sua dívida era de US$ 380 milhões. A implementação de um plano de austeridade e a reavaliação dos ativos do clube, incluindo a venda de jogadores, catapultou o "Fla" para o topo do futebol sul-americano.

Venda de camisetas

O Rubronegro é o clube mais popular do Brasil. Diz-se que seus torcedores representam 24% da população do país, ou seja, 50 milhões de pessoas. Tal número tem um grande impacto, por exemplo, na venda de camisas. Por ano, o Mengão coloca cerca de 2 milhões de jaquetas.

Adidas, um parceiro de peso

Em janeiro deste ano, Flamengo e Adidas, marca alemã que assina a camisa vermelha e preta, concordaram em prorrogar seu contrato até 2025, por um valor global de 70 milhões de reais (US$ 13 milhões, no câmbio atual). Além disso, outros benefícios foram agregados, como o aumento do percentual que a venda de camisas deixa o clube, que passou de 10% para 35%, o desenvolvimento de novas linhas de roupas e melhores condições nos direitos de exploração das lojas físicas e conectados.

Imprima seus logotipos

Diversas marcas são parceiras comerciais do Flamengo e marcam presença em sua camisa em troca de muitos milhões. Seu principal patrocinador é o Banco BRB, que paga R$ 32 milhões por ano. Mercado Libre, Pixbet, Havan, TotalEnergies, ABC, TIM e Moss também marcaram presença no uniforme.

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