Série A

O verdadeiro motivo que fez a CBF ceder à pressão de clubes pelos áudios do VAR que vai contra o que prega a entidade

Entidae decidiu por liberar os  áudios dos arbitros na tomada de decisão dos lances do VAR

Por Wesley Alencar

Entidae decidiu por liberar os  áudios dos arbitros na tomada de decisão dos lances do VAR

A CBF decidiu durante a tarde desta quinta-feira (21), que os áudios do VAR seão divulgados pela entidade máxima do futebol nacional a partir da 31ª rodada do Brasileirão 2021, marcada para iniciar no dia 10 de novembro, daqui há cerca de duas semanas. Segundo infirmações do portal ge, a Comissõa de Arbitragem já havia se reunido para definir o protocolo de divulgação das conversas entre o árbitro de campo e do árbitro que opera a máquina.

Após muita pressãos dos clubes, principalmente de Flamengo e Atlético-MG,quando até o presidente do Galo, Sérgio Coelho, exigiu que os áudios fossem a público após a partida contra o Santos, o presidente da entidadem Ednaldo Rodrigues, decidiu pela liberação das gravações após as partidas. Segundo a CBF, a medida visa dar a torcedores e dirigentes mais transparências nas decisões tomadas com o VAR.

A medida não é nova, já que a Conmebol também já havia adotado tal medida quando liberou os áudios das partidas da Copa Libertadores, da Copa Sul-Americana e das Eliminatórias para a Copa do Mundo, desde 2019, sempre um dia após ao jogo ter terminado. No entanto, a medida da CBF não é com total vontade da entidade brasileira, que já havia se colocado contra a liberação das conversas em outro momento, quando se embasava numa determinação da FIFA.

<span></span>

Proibição da FIFA?

Em fevereiro de 2020, a International Association Board, a IFAB, órgão que regulamenta as leis do esporte bretão, havia proíbido a divulgação do áudios entre a arbitragem porque isso infrigiria o protocolo do VAR, definido nas refras do jogo. Antes disso, a própria a FIFA já havia divulgado áudios em outras oportunidades, como no final da primei fase da Copa do Mudo da Rússia, em 2018, quando a ferramenta passou a ser adotada.

Mais notícias do futebol brasileiro:

O desprezo de Cuca pelo Fortaleza que faz o técnico do Atlético-MG já pensar na final contra o Flamengo

Renato Portaluppi rompe o silêncio com a afirmação de que o Flamengo perderia a final da Copa Libertadores contra o Palmeiras se jogasse em São Paulo

Tópicos


Mais notícias