Tecnicos

Cruzeiro: quantos titulos tem Vanderlei Luxemburgo, estatisticas e números

Conheça a carreira de um dos treinadores mais vencedores da história do futebol nacional 

Por Wesley Alencar

Conheça a carreira de um dos treinadores mais vencedores da história do futebol nacional 

O Cruzeiro segue na sua luta para sair da Série B em 2021 e apostou num dos nomes mais conhecidos, vencedores e folclóricos do futebol nacional: Vanderlei Luxemburgo. Reconhecido pelo seu estilo elegante a beira do gramado durante os anos 1990 e 2000, o treinador passou por diversos ciclos e se reiventou para comandar a Raposa uma vez mais, mas traz uma bagagem impressionante.

no Cruzeiro ele é dono da tríplice coroa de 2003, quando venceu o campeonato mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão, o primeiro por pontos corridos, quando a equipe somou 100 pontos naquela edição (que contava com 24 equipes e 46 rodadas) numa equipe que é considerada até hoje uma das melhores da história da competição nacional, que somou 77,16% de aproveitamento naquela edição.

 

HIstória do "Pofexô" no Cruzeiro

Na segunda passagem do treinador em 2015, ele não conseguiu tirar muito do clube e acabou sendo demitido após três da sua contratação. Agora, chega com a responsabilidade de impedir que o clube caia para 3ª divisão nacional e, quem sabe, retornar para a série A. O números dele ao menos dão alento ao torcedor do Cabuloso, já que soma 74 vitórias, 25 empates e 27 derrotas, tendo 65,3% de aproveitamento pelo clube.

Porém, não foi só no Cruzeiro que o treinador marcou história. Por exemplo, foi elel quem levou o Bragantino ao seu primeiro título paulista, lá nos longíquos anos 1990, já com 10 anos de carreira profissional entre os clubes, tendo já passado por times como o Vasco, o Fluminenense e o América ainda nos anos 1980.

O caminho de título de Vanderlei

O futebol paulista foi onde o treinador teve algum de deus grandes títulos e passagens, por exemplo, foi campeão brasileiro por Palmeiras, Santos e Corinthians, assim como também campeão paulista por esses clubes. Foi tanto sucesso nesse período que antingiu a Seleção Brasileira em 1998 e 2000, mas a eliminação na Olimpíadas de Sidney, em 2000, somado a outros fatores fez com o treinador fosse demitido.

No final de 2004, após o título brasileiro com o Santoschegou ao comando técnico do Real Madrid, mas a passagem pela Espanha foi conturbada, cheia de polêmicas na era galática do clube e, segundo brasileiro Roberto Carlos, ídolo merengue, o treinador caiu por vetar bebida alcoólica no vestiário da equipe e foi demitido após uma vitória contra o Getafe, por 1x0.

De todo modo, o treinador soma ao todo 28 títulos como treinador, dentre eles 5 Brasileirões, 14 estaduais (entre Paulista, Carioca, Mineiro, Capixaba e Pernambucano), 1 Torneio Rio-SP,  e uma Copa do Brasil. Tantos feitos renderam a ele, em 2011, a medalha Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, a mais alta honraria da instituição pelos seus serviços prestados ao futebol.

Tópicos


Mais notícias