Jogadores

O que o Corinthians faz diante do seu rival pela primeira vez na história

O feito do Corinthians contra o seu rival pela primeira vez

Por Leandro Correira da Silva

O feito inédito que o Corinthians vai ter com o seu rival jogando em casa (Foto: Corinthians)
O feito inédito que o Corinthians vai ter com o seu rival jogando em casa (Foto: Corinthians)

O Corinthians se prepara para uma final histórica contra o Palmeiras, nesta quinta-feira, às 21h35, na Neo Química Arena. Pela primeira vez na história dos Dérbis decisivos, o Timão jogará a partida final em casa, diante de sua torcida.

Matéria que pode interessar:

Ao longo de 11 finais disputadas contra o rival, todas as decisões anteriores ocorreram em estádios neutros ou no campo do Palmeiras.

Primeira final de Dérbi decidida na casa do Corinthians

Embora o Corinthians já tenha sido mandante em finais contra o Palmeiras, nunca pôde jogar a partida decisiva em seus domínios. Em 1993, no Torneio Rio-São Paulo, e em 1995, no Paulistão, o Timão foi mandante do segundo jogo, mas as decisões aconteceram no Pacaembu e no Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Agora, pela primeira vez, o Corinthians terá a oportunidade de lutar pelo título diante de sua torcida na Neo Química Arena, algo que pode ser um diferencial importante na busca pelo troféu.

Retrospecto geral de finais entre Corinthians e Palmeiras

Historicamente, o Corinthians levou a melhor sobre o Palmeiras em três finais, enquanto o rival conquistou oito títulos. A última vez que os dois decidiram um título estadual foi em 2020, quando o Palmeiras venceu nos pênaltis. Antes disso, em 2018, o Corinthians conquistou o Paulistão na casa do adversário, também nas penalidades, após vencer o jogo de volta por 1 a 0.

O primeiro encontro decisivo entre os clubes aconteceu no Campeonato Paulista de 1936, com vitória do Palmeiras nos dois jogos. Já em 1951, no Torneio Rio-São Paulo, o Palmeiras também levou a melhor. O Corinthians, por sua vez, comemorou títulos sobre o rival em 1995, 1999 e 2018.

Neo Química Arena como trunfo para o título

A Neo Química Arena será palco de uma final de campeonato pela terceira vez. Nas duas ocasiões anteriores, o Corinthians saiu campeão. Em 2017, venceu a Ponte Preta e conquistou o Paulistão. Dois anos depois, em 2019, derrotou o São Paulo e levantou novamente a taça.

Agora, além de poder fazer história ao ganhar um título sobre o Palmeiras em casa, o Corinthians tem a chance de quebrar um jejum de títulos que dura desde essa última conquista estadual em 2019.

Cenários para o título do Corinthians

O Corinthians chega à final com vantagem no placar agregado, já que venceu o jogo de ida por 1 a 0, no Allianz Parque. Isso significa que:

Expectativa de casa cheia para uma final histórica

Com o peso da decisão e o ineditismo de jogar uma final de Dérbi em casa, a expectativa é de Neo Química Arena lotada para empurrar o Corinthians em busca do 31º título paulista de sua história.

O clube já mostrou que tem força dentro de sua casa, e a Fiel Torcida promete transformar o estádio em um verdadeiro caldeirão para pressionar o rival e ajudar o time a erguer a taça.

O Corinthians entra em campo para escrever um novo capítulo em sua história, e a Fiel Torcida estará presente para apoiar do primeiro ao último minuto.

Matéria que pode interessar:

Tópicos


Mais notícias