Por Wesley Alencar
A chegada de Lionel Messi no Paris Saint-Germain sacudiu o mundo do futebol com efeitos ainda inimagináveis para o mercado da bola, assim como foi com a transferência de Neymar em 2017 para o clube e a saída de Cristiano Roanaldo para a Juventus, um ano mais tarde. Porém, a ida de Messi para o PSG deve impulsionar ainda mais a marca do clube francês.
Isso porque Lionel Messi já traz consigo marcas importantes que fechou contrato desde os tempos de Barcelona, como a PepsiCo, com produtos na categoria de snacks, biscoitos e bebidas. A Adidas – com quem tem um contrato vitálicio – a Huawei, Hawkers Sunglasses e Ooredoo (empresa de comunicações). A Sports Illustraded estimou que só em patrocínio pessoaal, o jogador embolsa cerca de 34 milhões de doláres.
Agora, em Paris, o jogador também deve ter a sua imagem atrelada às prinicpais marcas dos patrocinadores do PSG em suas ações e não são poucos. Só na camisa estão estampadas a Nike (sua velha conhecida) e a AccorHotels. O clube ainda tem como parceiros premiuns a Qatar Airways, a Ooredoo, a BeINSports, a Nivea, a QNB (um banco comercial Qatari), a Orange (principal empresa de telecomunicações da França) e a EA Sports. Além de contar ainda com parceiros como a Coca-Cola, o Mc'Donalds, a MSC Cruzeiros, a Hisense (empresa estatal chinesa de eletrodomésticos e eletrônicos) e tantos outros como a American Express.
Lionel Messi é muitíssimo bem visto por essas marcas devido ao seu poder no marketing esportivo, comparado a mesma potência de LeBron James, do basquete, e seu rival em campo, Cristiano Ronaldo. Agora, devido a toda cobertura midíatica de sua saída do Barcelona e chegada no PSG então, é uma verdadeira marca de publicidade, tanto que após o anúncio de sua contratação, o clube parisiense ganhou cerca de 5 milhões de seguidores nesta semana.
Muitos estudiosos do marketing esportivo apontam que a chegada de Lionel Messi ao PSG deve atrair ainda mais investimentos e patrocínios para o clube, como aponta Rakesh Dhall, diretor de parcerias da agência criativa 20ten, de Londres, e também ex-jogador do Tottenham. Para o ex-jogador, Messi teve de fazer a mudança para impulsionar seu legado a longo prazo, como Cristiano Ronaldo fez ao partir para a Juventus. Rakesh falou ao portal Meio e Mensagem que o argentino teve de fazer essa mudança de ares para ser verdadeiramente considerado o melhor do mundo, ao construir um novo legado em Paris.
Além de Messi e do PSG, quem também deve ganhar muito impulsionamento é a Ligue One, que sofre de certo desdém dos europeus por ser considerada uma liga pouco competitiva, apelidada inclusive de "liga dos fazendeiros". Mas agora, conta com algumas das principais estrelas do futebol mundial, como Neymar, Mbappé e agora Messi, o que, no mínimo, vai aumentar a disputa pelos direitos de transmissão do campeonato, assim, rendendo um valor mais alto pela competição.
O contrato de Messi com o Paris Saint-Germain tem a duração de dois anos, até 2023, com possibilidade de renovação automática por mais uma temporada. O salário do jogador é estimado em 35 milhões de euros (quase R$ 215 milhões) por ano. No contrato anterior, com o Barcelona, o jogador teria embolsado cerca de 672 milhões de doláres, segundo o levantamento da Forbes, que ranqueou o argentino como o segundo atleta mais bem pago do mundo neste ano, com uma renda de 130 milhões doláres, conquistando 33 milhões deles em seus negócios fora de campo. Messi fica atrás apenas do lutador do UFC Conor McGregor, que tem renda estimada em quase R$ 1 bilhão.
16/10/2024
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