Jogadores

FIFA surpreende Messi e dá prêmio para destaque da Europa

Novo líder do ranking de estatísticas do futebol é surpreendente

Por Romario Paz

Novo líder do ranking de estatísticas do futebol é surpreendente

Há mais de uma década, o mundo do futebol se acostumou com a briga entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi pelos títulos de prêmios individuais. Porém, nos últimos 5 anos, a disputa tem sido menos acirrada entre o português e o argentino, e em meio a essa rivalidade, novos nomes como Erling Haaland e Kylian Mbappé surgiram no mundo do futebol.

O astro francês foi a grande estrela da Seleção Francesa campeã do mundo em 2018, na Rússia, em uma vitória que colocou Mbappé no topo do mundo. 5 anos depois, é a vez do norueguês Erling Haaland fazer um feito histórico para o futebol. O atacante conquistou UEFA Champions League, da Premier League, do Mundial de Clubes da FIFA, da Supertaça Europeia, da Taça de Inglaterra. 

É um feito inédito para um jogador, ter conquistado cerca de 5 títulos em menos de 365 dias. Haaland ainda colocou seu nome como artilheiro em 3 das 5 competições, mais um recorde inédito. O jogador tem sido a grande estrela do time de Pep Guardiola na temporada, embora agora, tenta se recuperar de uma lesão muscular que o fez ser cortado durante o Mundial de Clubes. 

O ranking da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol colocou Haaland como o melhor jogador de 2023, desbancando Lionel Messi e Kylian Mbappé, outros dois indicados também ao The BEST da FIFA, que será realizado em Janeiro. Essa é a primeira vez que um jogador nórdico lidera o ranking que avalia apenas as estatísticas de jogadores de futebol na temporada.

Termômetro para o The BEST

Por ter como principal critério as estratísticas, o IFHHS é considerado um forte tremômetro para as premiações da FIFA e da Bola de Ouro do ano seguinte. Messi ganhou de maneira surpreendente a Bola de Ouro de 2023, e ainda foi indicado para o The BEST de 2024. Porém, segundo a imprensa europeia, a premiação do The BEST deve premiar Haaland pelo feito inédito de 5 títulos na temporada. 

Tópicos


Mais notícias