Jogadores

Ganhou Copa do Mundo, foi amigo de Pelé e vestiu camisa do Flamengo, agora perdeu a vida

Foi considerado por muitos como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos

Por Romario Paz

Pelé / Futebolero
Pelé / Futebolero
Síguenos enSíguenos en Google News

Faleceu na Alemanha, Franz Beckenbauer, aos 78 anos de idade. O ídolo do futebol europeu, conhecido por ser um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, estava afastado do esporte há alguns anos. A morte acontece dois dias depois que outra lenda mundial nos deixou, Mario Jorge Lobo Zagallo.

Um comunicado da família enviado à imprensa informou da passagem do ex-zagueiro, e não detalhou a causa da morte. Em nota, Beckenbauer faleceu dormindo. "É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. Pedimos que possamos lamentar em silêncio e nos abster de qualquer pergunta", afirma a nota.

Segundo o 'Bild', importante jornal alemão, Beckenbauer se afastou da mídia para tratar de uma série de doenças que atingiram em cheio a sua saúde. Reconhecido por apresentar um forte vigor físico, o ex-jogador não conseguia mais esconder a avançada idade que tinha. O jornal afirma, que o 'Kaiser', lutava contra uma depressão desde a morte de seu filho, em 2015.

Ainda segundo o jornal alemão, Beckenbauer estava enfrentando um estágio inicial de demência, causado pelo mal de parkinson, diagnosticado quase uma década atrás. Ídolo da Alemanha, e no futebol mundial, o zagueiro atuou ao lado do Pelé, na primeira tentativa de profissionalizar o futebol nos Estados Unidos, através do New York Cosmos. Se aposentou oficialmente em 1983, nos EUA, mas em 1982, usou a camisa do Flamengo em um amistoso entre o time carioca e o New York Cosmos, na despedida de Carlos Alberto Torres.

Franz Beckenbauer usando a camisa do Flamengo de 1982

Campeão como treinador e jogador

Franz Beckenbauer foi ao lado de Zagallo e do francês Didier Dechamps, os únicos a conseguirem conquistar uma Copa do Mundo como atleta e como jogador de futebol. O alemão conseguiu esse feito em 1974, como atleta e capitão da Seleção da Alemanha Ocidental e como treinador em 1990, da Seleção Alemã, que já atuava como um país unificado.


Mais notícias