Jogadores

Vencedor? Marrento? O surpreendente perfil de Dorival Jr na Seleção Brasileira

CBF fez o anúncio oficial nesta tarde e apresentação será amanhã às 15h

Por Romario Paz

CBF anuncia o novo treinador da Seleção Brasileira
CBF anuncia o novo treinador da Seleção Brasileira
Síguenos enSíguenos en Google News

A espera acabou! Oficialmente, a CBF anunciou na tarde desta quarta-feira, 10, o novo treinador da Seleção Brasileira. Conforme antecipado por toda a imprensa brasileira, Dorival Jr, será o novo comandante da Canarinha, com um vínculo que existirá até o final da Copa do Mundo de 2026. O treinador terá logo pela frente a Copa América de 2024, a ser disputada em junho, nos Estados Unidos.

Dorival Jr chega para substituir Fernando Diniz, treinador interino da Seleção que deixa o legado de um retrospecto desfavorável, com duas vitórias, um empate e três derrotas, deixando o Brasil na sexta posição das Eliminatórias. Dorival se tornou um alvo da CBF após a desistência de Carlo Ancelotti em considerar treinar o Brasil, depois do afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade.

Anúncio de Dorival Jr no Instagram da CBF

Natural de Araraquara, interior de São Paulo. Dorival Jr foi um exímio volante de marcação e excelente batedor de faltas, com passangens marcantes pelo Palmeiras e Grêmio. Mas foi como treinador que se tornou conhecido. Após duas décadas de carreira, viveu nos últimos anos a sua fase mais vitoriosa. Com uma Copa Libertadores e uma Copa do Brasil vencidas no Flamengo e outra vencida no São Paulo.

Chega a CBF rodeado de expectativa pelo excelente trabalho na carreira, em especial no Flamengo, e também por seu futuro encontro com Neymar. Craque que ajudou a consolidar no Santos, vencendo uma Copa do Brasil em 2010 mas que foi o responsável direto de sua demissão do clube, após o episódio do xingamento público em um jogo do Brasileirão contra o Atlético Goianiense em 2011.

Perfil conciliador

Dorival Jr tem em sua característica principal o perfil conciliador, que é semelhante a Carlos Alberto Parreira em 1991 e Luiz Felipe Scolari em 2001, quando ambos assumiram seus postos de treinadores da Seleção Brasileira e venceram as Copas do Mundo que disputaram. Dorival Jr ganhou a fama de 'bombeiro' no futebol, por ter se 'especializado' em recuperar ambientes desfavoráveis e evitar uma série de rebaixamentos.


Mais notícias