Lendas

Ganhou a Copa do Mundo, foi técnico da Seleção e agora ajuda os necessitados

Capitão em duas Copas do Mundo, ele ficou marcado por passagem como treinador com a amarelinha

Por Romario Paz

Capitão em duas Copas do Mundo, ele ficou marcado por passagem como treinador com a amarelinha
Capitão em duas Copas do Mundo, ele ficou marcado por passagem como treinador com a amarelinha
Síguenos enSíguenos en Google News

Disputou três edições da Copa do Mundo, sendo duas como capitão. Rodou por vários clubes do futebol brasileiro, e também jogou por alguns clubes da Europa. Em sua última partida na carreira, salvou o time do coração de uma tragédia que seria um rebaixamento. Como treinador, a sua primeira experiência foi, logo de cara, treinar a seleção do seu país. Jamais perdeu para o maior rival enquanto esteve no comando, mas não ganhou o Mundial na beira do campo.

Nascido em Ijuí, no Rio Grande do Sul, Carlos Caetano Bledorn Verri entraria para a história do futebol brasileiro, mas ficaria conhecido pelo seu apelido: Dunga. Foram duas Copas como capitão da Seleção Brasileira, em 1994 e 1998, além de 2010 como treinador, caindo nas quartas de final diante da Holanda, a mesma que eliminara como jogador nos Estados Unidos. Foi o capitão do tetracampeonato do Brasil, marcando um gol na disputa de pênaltis contra a Itália na grande final.

Mais notícias de Lendas:

Ganhou a Copa do Mundo, jogou no São Paulo e tem uma escolinha de goleiros

Enquanto o Vasco luta pelo acesso, seu ídolo e do Brasil luta pela vida

Como jogador, começou no Internacional, e teve passagens por Vasco, Santos e Corinthians no futebol brasileiro. Depois, migrou para a Europa e defendeu times como Pisa, Pescara, Fiorentina e Stuttgart, com uma passagem de alguns anos pelo futebol japonês, onde defenderia o Júbilo Iwata, antes de voltar ao Colorado para encerrar a carreira, e ficar marcado pela ascensão de Ronaldinho Gaúcho. Na decisão do Campeonato Gaúcho de 1999, o então volante sofreu com os dribles desconcertantes do Bruxo, começando pelo Grêmio.

Retrospecto na beira do campo

Como técnico da Seleção, Dunga não foi mal como muitos dizem que foi. Em duas passagens, fez 86 jogos, com 60 vitórias, 17 empates e 9 derrotas, com os títulos da Copa América em 2007, vencida com um convincente 3 a 0 sobre a arquirrival Argentina e a Copa das Confederações de 2009, após uma épica virada sobre os Estados Unidos. Na Copa do Mundo de 2010, caiu nas quartas de final para a Holanda, perdendo de virada por 2 a 1. Na segunda passagem, ganhou 18 jogos, empatou 5 e perdeu 3. Atualmente, Dunga faz trabalhos sociais em Porto Alegre. Como técnico, o ex-capitão jamais perdeu para a Argentina.

Tópicos


Mais notícias