Lendas

Ganhou a Copa do Mundo, jogou no São Paulo e tem uma escolinha de goleiros

Jogador virou referência entre os maiores goleiros da história do futebol nacional

Por Romario Paz

Jogador virou referência entre os maiores goleiros da história do futebol nacional

Ele ficou conhecido por suas defesas de pênalti. Antes de Rogério Ceni surgir no gol do São Paulo, era ele quem era a referência com a camisa 1 do Tricolor, bicampeão da Libertadores da América em 1992 e 1993, além de ter ido para a Copa do Mundo de 1994 como um dos três goleiros convocados. Armelino Donizetti Quagliato jogou em três dos quatro grandes do estado. Zetti é considerado uma grande lenda da história do futebol brasileiro, sendo um dos maiores goleiros que o país já teve.

Zetti chegou ao São Paulo em 1990, porém o clube tinha Gilmar Rinaldi, goleiro titular da equipe naquela época. Por causa disso, Zetti ficou na reserva durante alguns meses. Sua estreia pelo tricolor foi em 15 de julho do mesmo ano, em um amistoso contra o Pouso Alegre. Aproximadamente um mês depois de sua estreia a equipe principal, comandada pelo técnico Pablo Forlán (pai do ex-atacante Diego Forlán), viajou ao México para disputar o torneio amistoso Solidariedad de León. 

Mais notícias de Lendas:

Ronaldo Fenômeno pode deixar o Cruzeiro e comprar grande clube sul-americano

Ex treinador da Seleção Brasileira humilha a CBF e detona treinador em declaração

Seu bom desempenho com o Tricolor fez com que a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) o elegesse o quinto melhor goleiro do mundo em 1993. Além disso, pela primeira vez foi convocado para defender a seleção brasileira e, pouco tempo depois, também faria parte do elenco que conquistou o tetracampeonato mundial pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, como reserva imediato do titular Taffarel. Gilmar era o terceiro goleiro.

Passagem como treinador

Bicampeão continental e mundial com o manto Tricolor, Zetti também passou pelo Santos, onde conquistou o Torneio Rio-SP de 1997 e a Copa Conmebol de 1998. Passou também por Fluminense Sport Recife, onde encerrou a carreira no ano de 2001. Teve carreira como treinador, onde obteve destaque no Paulista de Jundiaí, onde foi vice-campeão do Campeonato Paulista em 2004, perdendo para o São Caetano de Muricy Ramalho.

Tópicos


Mais notícias