Lendas

O pentacampeão que jogou por rivais paulistas e fez um gol histórico pela Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira foi campeã de um torneio graças a um gol salvador seu

Por Romario Paz

A Seleção Brasileira foi campeã de um torneio graças a um gol salvador seu
A Seleção Brasileira foi campeã de um torneio graças a um gol salvador seu
Síguenos enSíguenos en Google News

Ele foi um dos maiores zagueiros de todos os tempos. Revelado por um gigante do futebol brasileiro, passou por gigantes do continente europeu e também passou por dois históricos rivais brasileiros. Foi capitão da Seleção Brasileira durante anos e também foi campeão da Copa do Mundo, fora que marcou gol de título importante para a canarinho. Lúcio foi o último da geração pentacampeã mundial em 2002 a se aposentar, no ano de 2019.

A atuação do zagueiro (que inicialmente jogava como atacante), revelado pelo Planaltina e que posteriormente transferiu-se para o Guará, na derrota por 7 a 0 para o Internacional pela Copa do Brasil de 1997, no Estádio Mané Garrincha, foi destaque e agradou aos olheiros do colorado gaúcho. O clube gaúcho desembolsou 300 mil reais pelo jogador. Ficou no Inter até janeiro de 2001, onde se transferiu para o Bayer Leverkusen, da Alemanha.

Mais notícias de Lendas:

Ganhou a Copa, foi decisivo e é lembrado por lance polêmico

Enquanto Cristiano Ronaldo tem uma atitude terrível; o que Ronaldinho fez que todos desprezam

Na Alemanha, Lúcio teve boa passagem pelo Leverkusen entre 2001 e 2004, e viveu grande fase no Bayern de Munique entre 2004 e 2009. Foi ídolo durante sua passagem pelo futebol do país, e conforme declarações de Jürgen Klinsmann, ex-treinador da Seleção Alemã, Lúcio seria o brasileiro predileto dos alemães para jogar em sua seleção, caso se naturalizasse. Passou também pela Inter de Milão (onde virou ídolo) e também pela Juventus, de onde retornou para o futebol brasileiro para jogar no São Paulo. Disputou três edições da Copa do Mundo, vencendo em 2002 e disputando em 2006 e 2010. A última, foi como capitão. Passou ainda pelo Palmeiras em 2014. Em 2009, marcou o gol do título da Copa das Confederações, em uma virada épica do Brasil contra os Estados Unidos, na África do Sul.

O último penta a se despedir

Foi anunciado como novo reforço do Brasiliense no dia 16 de abril de 2018, chegando para disputar a Série D (quarta divisão do Brasileirão) daquele ano. Aos 41 anos, era o último pentacampeão de 2002 que seguia em atividade. Deixou o clube no dia 10 de outubro de 2019, onde não cravou seu futuro e disse estar analisando propostas. Aos 41 anos, prestes a completar 42, o zagueiro, que disputou as duas últimas temporadas pelo clube de Taguatinga-DF, anunciou a aposentadoria no dia 29 de janeiro de 2020, sendo o último jogador do mágico time campeão mundial a pendurar as chuteiras.

Tópicos


Mais notícias