Lendas

O pentacampeão que jogou por rivais paulistas e fez um gol histórico pela Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira foi campeã de um torneio graças a um gol salvador seu

Por Romario Paz

A Seleção Brasileira foi campeã de um torneio graças a um gol salvador seu

Ele foi um dos maiores zagueiros de todos os tempos. Revelado por um gigante do futebol brasileiro, passou por gigantes do continente europeu e também passou por dois históricos rivais brasileiros. Foi capitão da Seleção Brasileira durante anos e também foi campeão da Copa do Mundo, fora que marcou gol de título importante para a canarinho. Lúcio foi o último da geração pentacampeã mundial em 2002 a se aposentar, no ano de 2019.

A atuação do zagueiro (que inicialmente jogava como atacante), revelado pelo Planaltina e que posteriormente transferiu-se para o Guará, na derrota por 7 a 0 para o Internacional pela Copa do Brasil de 1997, no Estádio Mané Garrincha, foi destaque e agradou aos olheiros do colorado gaúcho. O clube gaúcho desembolsou 300 mil reais pelo jogador. Ficou no Inter até janeiro de 2001, onde se transferiu para o Bayer Leverkusen, da Alemanha.

Mais notícias de Lendas:

Ganhou a Copa, foi decisivo e é lembrado por lance polêmico

Enquanto Cristiano Ronaldo tem uma atitude terrível; o que Ronaldinho fez que todos desprezam

Na Alemanha, Lúcio teve boa passagem pelo Leverkusen entre 2001 e 2004, e viveu grande fase no Bayern de Munique entre 2004 e 2009. Foi ídolo durante sua passagem pelo futebol do país, e conforme declarações de Jürgen Klinsmann, ex-treinador da Seleção Alemã, Lúcio seria o brasileiro predileto dos alemães para jogar em sua seleção, caso se naturalizasse. Passou também pela Inter de Milão (onde virou ídolo) e também pela Juventus, de onde retornou para o futebol brasileiro para jogar no São Paulo. Disputou três edições da Copa do Mundo, vencendo em 2002 e disputando em 2006 e 2010. A última, foi como capitão. Passou ainda pelo Palmeiras em 2014. Em 2009, marcou o gol do título da Copa das Confederações, em uma virada épica do Brasil contra os Estados Unidos, na África do Sul.

O último penta a se despedir

Foi anunciado como novo reforço do Brasiliense no dia 16 de abril de 2018, chegando para disputar a Série D (quarta divisão do Brasileirão) daquele ano. Aos 41 anos, era o último pentacampeão de 2002 que seguia em atividade. Deixou o clube no dia 10 de outubro de 2019, onde não cravou seu futuro e disse estar analisando propostas. Aos 41 anos, prestes a completar 42, o zagueiro, que disputou as duas últimas temporadas pelo clube de Taguatinga-DF, anunciou a aposentadoria no dia 29 de janeiro de 2020, sendo o último jogador do mágico time campeão mundial a pendurar as chuteiras.

Tópicos


Mais notícias