Brasileiros pelo Mundo

Os jogadores brasileiros, que atuaram no Shakhtar Donetsk e no Dínamo de Kiev, já deixaram a cidade e estão em um trem a caminho de Chernivtsi

Atletas já deixaram Kiev

Por Rodrigo Matos

Atletas já deixaram Kiev
Atletas já deixaram Kiev
Síguenos enSíguenos en Google News

Os jogadores brasileiros, que atuavam pelo Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev, já abandonaram a cidade e estão num trem a caminho de Chernivtsi, cidade que fica no Oeste da Ucrânia. De seguida, os atletas irão apanhar outro transporte que os levará diretamente para a Romênia.

Mais notícias sobre Conflito na Ucrânia:

Guerra entre Ucrânia e Rússia: Conflito pode afastar Abramovich

Esta foi uma ideia proposta pelo Itamaraty, com os brasileiros se negando inicialmente a utilizar esta solução por alegada falta de segurança. No entanto, tendo em conta  situação crítica que se está vivendo no país, acabaram optando mesmo por a aceitar.

O Shakhtar também já se pronunciou e em comunicado declarou estar ajudando os jogadores estrangeiros a saír do país.

Nota do Itamaraty

"* AVISO IMPORTANTE - POSSIBILIDADE DE PARTIDA DE KIEV *

Haverá HOJE trem que partirá às 22:00 da Estação Central de Kiev (Залізничний вокзал Київ / Voksal) com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país.

Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação (link com localização abaixo). Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência.

A situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração.

Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira.

A embaixada do Brasil em Bucareste informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem, com vista a assegurar, na medida do possível, que os trâmites para entrada na Romênia sejam expeditos. A embaixada em Bucareste tentará, ainda, contratar ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros até a capital romena.

Solicita-se a todos que se mantenham atentos às comunicações neste canal (Telegram e Facebook) para possíveis mudanças de planos.

Os cidadãos e seus familiares devem estar munidos de documentos de viagem ou identificação. Sendo esta uma evacuação de emergência, os passageiros devem carregar consigo apenas o essencial".

Mais notícias sobre Conflito na Ucrânia:

Conflito na Ucrânia; Brasileiro pode ser convocado pelo exército

 

Tópicos


Mais notícias