Brasileiros pelo Mundo

Neymar Júnior, curiosidades sobre a sua vida e trajetória

De garoto propaganda preferido das marcas ao atleta multicampeão pelos clubes que passou, veja a história do "adulto Ney"

Por Wesley Alencar

De garoto propaganda preferido das marcas ao atleta multicampeão pelos clubes que passou, veja a história do "adulto Ney"

Nascido no dia 5 de fevereiro de 1992 sob o nome Neymar da Silva Santos Júnior, ele é um dos esportistas de maior sucesso do mundo. Meios de prestígio mundial como Time, Forbes, France Football e ESPN, o classificaram em diversos anos como o atleta mais famoso e também como um dos jogadores mais bem pagos do mundo.

A empresa americana Nike, por exemplo, o contratou durante nove anos como garoto propaganda, mas desde o mês de agosto do ano passado, o Neymar assinou contrato com a empresa alemã Puma, sendo o novo garoto propaganda.

O jovem nascido em Mogi das Cruzes, joga no Paris Saint-Germain desde o ano 2017, quando foi protagonista da maior transferência da história do futebol mundial: a sua venda para o time francês foi de 222 milhões de euros.

As suas realizações na Seleção Brasileira

Ele estreou na Seleção Brasileira com 18 anos de idade, no ano de 2010. Vestindo a camisa número 10, o Neymar Júnior é o segundo maior artilheiro da história da Seleção: o primeiro é o Pelé.

No ano de 2013 ganhou a Copa das Confederações, fazendo 4 gols em cinco jogos, além de três assistências. Assim, ganhou o prêmio de Melhor Jogador do torneio, e a Chuteira de Bronze.

Na Copa do Mundo de 2014 ele fez 4 gols em 5 jogos, mas teve que sair da competição por conta de uma lesão na coluna que aconteceu durante o jogo das quartas de finais contra a Seleção Colombiana.

Na Copa do Mundo de 2018 marcou dois gols, entretanto o Brasil foi eliminado nas quartas de finais.

A trajetória profissional deste famoso atleta brasileiro

Jogando hoje no Paris Saint-Germain e na Seleção Brasileira, ele surgiu no Santos -o clube paulista onde também surgiu o Rei Pelé- em 2009. Nesse time o Neymar ganhou diversos títulos: Campeonatos Paulistas, Copa do Brasil e até a Libertadores.

Tanto em 2011 como em 2012 ele foi escolhido como o Melhor Jogador Sul-americano. No ano de 2013 ele protagonizou a venda mais cara da história do futebol brasileiro, quando foi para o Barcelona e acabou conformando com o argentino Lionel Messi e o uruguaio Luis Suárez, um impressionante trio atacante.

Já em 2017 foi para o Paris Saint-Germain, onde já disputou 114 jogos, conquistando dez títulos. Recentemente o Neymar assinou um novo contrato com o clube, que irá até o 2025. Tendo marcado até hoje 89 gols pelo time francês, ele afirma que vive feliz em Paris.

Curiosidades sobre a sua vida de garoto propaganda

O Neymar é, sem lugar a dúvidas, um dos atletas melhores pagos e mais comercializáveis do mundo. Ele é uma marca de potencial inigualável. Mas depois de 15 anos, a parceria dele com a Nike finalizou em 2020. O Neymar tinha só 13 anos de idade quando assinou o primeiro contrato com essa marca. Segundo algumas informações, a parceria se desfez, porque não chegaram a um acordo quanto aos valores que a Nike estaria oferecendo ao jogador.

Entretanto, em setembro de 2020, um mês depois de ter finalizado o contrato com a Nike, o jogador assinou contrato com a Puma. Um contrato milionário, cujos valores superam aos valores recebidos pelo Lionel Messi e pelo Cristiano Ronaldo.

Hoje é possível dizer, sem medo de errar, que o Neymar Júnior ganha quase 1 Euro por segundo! E além da Puma, ele ainda tem parcerias com Mastercard, Red Bull, Gillette e Beats Electronics.

Tópicos


Mais notícias