Qatar 2022

Regra "anti-Dibu": após "firulas" de Martínez, FIFA adota regra contra goleiros no pênalti

FIFA estuda sanções contra o goleiro argentino após provocação contra rivais na decisão

Por Romario Paz

FIFA estuda sanções contra o goleiro argentino após provocação contra rivais na decisão
FIFA estuda sanções contra o goleiro argentino após provocação contra rivais na decisão
Síguenos enSíguenos en Google News

Zombar adversários parece ser uma arte que Emiliano Martínez domina como poucos. Tanto no Aston Villa como na seleção da Argentina, o goleiro de 30 anos e que também já defendeu o Arsenal consegue "alugar um triplex" na mente dos seus adversários, principalmente quando a parada envolve pênaltis. Na campanha do título da Copa América de 2021, "Dibu" foi decisivo contra a Colômbia.

Na Copa do Mundo do Catar, onde a Argentina se sagrou tricampeã do mundial após 36 anos de jejum, o arqueiro mostrou do que seria capaz, com grandes defesas com a bola rolando, e com seu "jogo mental" em bolas paradas. Nas quartas de final contra a Holanda e na decisão contra a França, Martínez desestabilizou os batedores e fez defesas importantíssimas nas disputas de pênalti vencidas pelos Hermanos.

Mais notícias da Copa do Mundo:

A notícia sobre Rodrygo que preocupa o Real Madrid e pode custar milhoes

É o novo Messi, joga no Palmeiras, tem 15 anos e vale mais de 50 milhões de euros

Sem contar que na campanha do título continental, ele foi ainda mais além nas provocações. Depois de superar a Seleção Brasileira em pleno Maracanã na decisão, Dibu "puxou" cânticos provocativos ao Brasil, como o famoso "Décime que se siente", popularizado no Mundial de 2014, sediado no país, ou outros que diziam que Diego Maradona era melhor do que Pelé, por exemplo, sempre cantado a plenos pulmões em jogos da albiceleste.

Dias contados?

Por conta dos "jogos mentais" de Dibu Martínez e de outros goleiros que se aproveitam para desestabilizar os batedores de pênalti (como fez o australiano Eddie Redmayne contra o Peru na repescagem mundial), a FIFA decidiu fazer uma mudança e aplicar algumas regras para que os goleiros não interajam com os batedores, mas nada ainda foi confirmado pela entidade. Se acolhida pela International Board, que comanda as regras do futebol, o arqueiro pode até ser punido com cartão amarelo.


Mais notícias