Qatar 2022

Regra "anti-Dibu": após "firulas" de Martínez, FIFA adota regra contra goleiros no pênalti

FIFA estuda sanções contra o goleiro argentino após provocação contra rivais na decisão

Por Romario Paz

FIFA estuda sanções contra o goleiro argentino após provocação contra rivais na decisão

Zombar adversários parece ser uma arte que Emiliano Martínez domina como poucos. Tanto no Aston Villa como na seleção da Argentina, o goleiro de 30 anos e que também já defendeu o Arsenal consegue "alugar um triplex" na mente dos seus adversários, principalmente quando a parada envolve pênaltis. Na campanha do título da Copa América de 2021, "Dibu" foi decisivo contra a Colômbia.

Na Copa do Mundo do Catar, onde a Argentina se sagrou tricampeã do mundial após 36 anos de jejum, o arqueiro mostrou do que seria capaz, com grandes defesas com a bola rolando, e com seu "jogo mental" em bolas paradas. Nas quartas de final contra a Holanda e na decisão contra a França, Martínez desestabilizou os batedores e fez defesas importantíssimas nas disputas de pênalti vencidas pelos Hermanos.

Mais notícias da Copa do Mundo:

A notícia sobre Rodrygo que preocupa o Real Madrid e pode custar milhoes

É o novo Messi, joga no Palmeiras, tem 15 anos e vale mais de 50 milhões de euros

Sem contar que na campanha do título continental, ele foi ainda mais além nas provocações. Depois de superar a Seleção Brasileira em pleno Maracanã na decisão, Dibu "puxou" cânticos provocativos ao Brasil, como o famoso "Décime que se siente", popularizado no Mundial de 2014, sediado no país, ou outros que diziam que Diego Maradona era melhor do que Pelé, por exemplo, sempre cantado a plenos pulmões em jogos da albiceleste.

Dias contados?

Por conta dos "jogos mentais" de Dibu Martínez e de outros goleiros que se aproveitam para desestabilizar os batedores de pênalti (como fez o australiano Eddie Redmayne contra o Peru na repescagem mundial), a FIFA decidiu fazer uma mudança e aplicar algumas regras para que os goleiros não interajam com os batedores, mas nada ainda foi confirmado pela entidade. Se acolhida pela International Board, que comanda as regras do futebol, o arqueiro pode até ser punido com cartão amarelo.

Tópicos


Mais notícias