Qatar 2022

Ganhou a Copa do Mundo, brilhou ao lado de Romário e hoje lucra com pizzas

Jogador foi peça importante na conquista do pentacampeonato em 2002

Por Romario Paz

Jogador foi peça importante na conquista do pentacampeonato em 2002
Jogador foi peça importante na conquista do pentacampeonato em 2002
Síguenos enSíguenos en Google News

Osvaldo Giroldo Júnior está no livro dos recordes por ter sido um dos únicos jogadores da história do futebol a disputar duas partidas no mesmo dia, e por competições diferentes, ambas vestindo a camisa do São Paulo. Mas foi pelo Vasco da Gama, anos depois, que brilharia intensamente e ganharia a alcunha de Juninho Paulista, porque o time carioca já tinha Juninho Pernambucano, um dos grandes ídolos da história do clube.

Em 141 jogos pelo Tricolor, marcou 72 gols e conquistou a Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1993, além da Copa Conmebol em 1994, jogando pelo chamado “Expressinho Tricolor”, comandado por Muricy Ramalho, enquanto Telê Santana comandava o grupo principal. Foi o segundo brasileiro a atuar na Premier League, vestindo a camisa do Middlesbrough entre 1995 e 1997, fazendo 72 jogos e marcando 17 gols, o que o credenciou a defender o Atlético de Madrid, onde fez 75 jogos e 22 gols.

Mais notícias da Copa do Mundo:

Ele foi deixado de lado por Tite, é um dos melhores da Europa

Enquanto Gabriel Jesus ganha R$ 64 milhões, o salário de Artur no Palmeiras

Pelo cruzmaltino, foram 87 jogos e 18 gols. E um dos mais inesquecíveis foi a final da Copa Mercosul de 2000, onde os cariocas saíram perdendo do Palmeiras por 3 a 0 e viraram pra 4 a 3 nos acréscimos, com um hat-trick de Romário e um dos gols marcado pelo próprio Juninho Paulista. Defenderia também o Flamengo em duas passagens, além do Palmeiras, Celtic, e outra passagem pelo Middlesbrough. Foi destaque com a camisa da Seleção Brasileira na campanha do penta em 2002.

Penta e pizza

Dos sete jogos daquela campanha, Juninho foi titular até as oitavas de final, contra a Bélgica. A partir do jogo contra a Inglaterra, nas quartas de final, deu lugar a Kleberson, mas entrou também na final contra a Alemanha, durante o segundo tempo. Chegou a ter uma chance clara de gol, mas parou em Oliver Kahn. Encerrou a carreira em 2010, pelo Ituano. Durante sua carreira no futebol, abriu uma pizzaria no Tatuapé, em São Paulo: a Pizzaria Paulista.

Tópicos


Mais notícias