Qatar 2022

A fake news que envolveu um suposto ataque de Messi à Ucrânia

Craque argentino foi vítima de uma fake news muito compartilhada nessa semana

Por Jorge Dias

Craque argentino foi vítima de uma fake news muito compartilhada nessa semana
Craque argentino foi vítima de uma fake news muito compartilhada nessa semana
Síguenos enSíguenos en Google News

A vida do argentino Lionel Messi não está fácil após ganhar a Copa do Mundo do Catar e elevar o patamar da Seleção Argentina. O capitão dos argentinos foi associado a uma crítica feita ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky em postagem feita nas redes sociais. No entanto, se trata de uma fake news elaborada em meio a intensificação dos conflitos entre a Ucrânia e a Rússia.

Segundo as informações apuradas pelo R7, Messi foi associado a uma crítica feita ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Segundo uma foto postada na internet, o argentino teria dado um “chega pra lá” no presidente do país europeu. No final do ano passado, uma publicação em que aparece o jogador segurando um cartaz e insultando o líder ucraniano começou a circular pelas redes sociais. .

Mais notícias de Copa do Mundo

Coutinho, o brasileiro que se diz amigo de Dani Alves e o ensina como é sua nova vida

Mbappé não esqueceu a humilhação que Dibu Martínez fez e respondeu o argentino

No papel está escrito: “Zelenski idi Nahyi”, uma gíria russa que nesse contexto significa, “Vá se danar, Zelenski”. A imagem partiu de perfis russos no Facebook, mas não se tem conhecimento ao certo de quem foi o autor da montagem atribuída ao craque argentino. Ela rapidamente foi difundida na internet e sua veracidade foi colocada a prova por agências de checagem de fatos.

Foto original era de Messi para menino com câncer

Além do contexto duvidoso, com o seguimento do conflito no Leste europeu entre a Ucrânia e a Rússia, a foto foi postada pelo jogador nas redes sociais em 2014. Messi estava prestando solidariedade a um torcedor que lutava contra um câncer. Luca, de 9 anos, gostava muito de futebol, e a campanha “Be strong Luca” teve inúmeras participações.


Mais notícias