Qatar 2022

O mundo do futebol está chocado ao descobrir a verdade sobre a rivalidade Pelé e Maradona

A relação entre Maradona e Pelé sempre foi de uma incrível amizade que jamais permitiu a rivalidade criada em torno disso

Por Jorge Dias

A relação entre Maradona e Pelé sempre foi de uma incrível amizade que jamais permitiu a rivalidade criada em torno disso

O mundo do futebol perdeu o seu maior ídolo, Pelé, faleceu em São Paulo aos 82 anos vítima de complicações causadas por um tumor no cólon. Após um mês de internação, a família de Edson Arantes do Nascimento confirmou a passagem do Rei do Futebol para a eternidade. Campeão de três Copas do Mundo e ídolo de uma nação, Pelé deixa um legado imensurável para o esporte.  

Dois anos após a passagem de DIego Maradona, Pelé deixou o plano terreno para encontrar o antigo amigo na eternidade. Os dois personagens mais famosos do futebol, Pelé e Maradona nunca chegaram a se enfrentar em campo, mas a rivalidade, amizade e respeito entre os dois é uma história que merece ser contada.

Mais notícias de Copa do Mundo

Após a Copa do Mundo do Catar, Tite emocionou a todos no Brasil falando sobre Pelé

Ronaldo Fenômeno surpreende o Brasil e o mundo do futebol com mensagem para Pelé

Em 2020, quando Maradona morreu, Pelé o homenageou em suas redes sociais e fez questão de se referir ao argentino como amigo. “Eu perdi um grande amigo e o mundo perdeu uma lenda”, escreveu o Rei na ocasião. Segundo Ronaldo George Helal, sociólogo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que estudou a cobertura da imprensa portenha das Copas do Mundo de 1970 a 2006, disse em entrevista à BBC, “até 1998, essa rivalidade não existia. Na imprensa argentina, Pelé era tratado indiscutivelmente como o maior da história e Maradona como seu herdeiro”.

Rivalidade criada pela FIFA

Existe consenso que essa rivalidade foi mundialmente escancarada e teve seu auge quando a FIFA, em 2000, elegeu Pelé o melhor jogador do século XX, em votação de especialistas. Naquela premiação, Maradona foi eleito o melhor na votação popular. Inicialmente, a FIFA daria apenas o prêmio ao jogador eleito no voto popular. Porém, o presidente da federação na época, Joseph Blatter, resolveu que seria um escândalo não premiar Pelé. A FIFA, então, decidiu criar mais um prêmio, que era o melhor jogador escolhido por um comitê de especialistas.

Tópicos


Mais notícias