Qatar 2022

Quantas vezes a Sérvia participou da Copa do Mundo?

Para entender a participação da Sérvia é preciso compreender toda sua história como país

Por Jorge Dias

Para entender a participação da Sérvia é preciso compreender toda sua história como país
Para entender a participação da Sérvia é preciso compreender toda sua história como país
Síguenos enSíguenos en Google News

A seleção sérvia participará de sua terceira edição da Copa do Mundo de Futebol em 2022 como país independente. Nas duas edições como país independente a Sérvia não passou da Primeira Fase. Apesar de estrear apenas em 2010 representando apenas a Sérvia, os sérvios participaram de dez edições da Copa do Mundo de Futebol. Para a FIFA, a Seleção da Sérvia é sucessora das seleções da Iugoslávia e da Sérvia e Montenegro. 

A Iugoslávia (Jugoslávia) foi um estado para reunir os eslavos do sul (origem do nome do país). Em 1918 nasceu como o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Depois da Segunda Guerra passou a se chamar Iugoslávia e era composta por seis repúblicas (Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Montenegro e Sérvia) e duas áreas autônomas na Sérvia (Voivodina e Kosovo). No início dos anos 1990 o país se desintegrou e entrou em guerras de independência das suas repúblicas.

Mais notícias de Copa do Mundo

FIFA autorizou que Copa do Catar no Brasil vai ser transmitida de maneira inovadora

Notícia deixa o Brasil em alerta, Neymar passa por procedimento urgente no rosto

A seleção da Sérvia tende a ser muito mais forte do que a seleção de Montenegro. Dos 23 convocados da seleção da Sérvia e Montenegro na Copa da Alemanha apenas dois eram montenegrinos. A Seleção da Sérvia e Montenegro participou de duas edições da Copa do Mundo de Futebol. A primeira como República Federal da Iugoslávia em 1998 e a segunda como Sérvia e Montenegro em 2006.

Sucessora da poderosa Iugoslávia

A Seleção da República Federal da Iugoslávia (mais tarde chamada Sérvia e de Montenegro) é considerada a sucessora da Seleção da Iugoslávia. A FIFA e a UEFA consideram a Seleção da Sérvia como sucessora da Seleção da Iugoslávia e da Seleção da Sérvia e de Montenegro. A Sérvia disputou duas Copas do Mundo em 2010 e 2018, eliminada em ambas na Fase de Grupos. A Seleção da Sérvia e estará presente no Mundial de 2022.

Tópicos


Mais notícias