Série A

Cuca não era o único, este é o zagueiro ídolo do Corinthians que também estava no caso

Após Cuca, Corinthians, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, novamente envolvido em uma polêmica revivida há 30 anos

Por Tomas Porto

25/04/2023, 05:34 PM

Após Cuca, Corinthians, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, novamente envolvido em uma polêmica revivida há 30 anos

Após Cuca, Corinthians, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, está novamente envolvido em uma polêmica revivida de mais de 30 anos. Antes de Cuca assumir como técnico em 2023, o clube teve um jogador condenado por ter elaborado relações não consentidas coletivamente, em um caso conhecido como "escândalo de Berna". O ex-zagueiro Henrique, que defendeu o Corinthians por seis temporadas, foi denunciado e derrotado na Suíça em 1987.

Na época, além de Henrique, outros dois ex-atletas do clube, Eduardo e Fernando, também foram presos e levados a julgamento na Suíça. Dois anos depois do ocorrido, eles foram condenados a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência. Fernando foi absolvido da acusação de atentado ao pudor e condenado por estar envolvido em ato de violência.

Mais notícias do Futebol Brasileiro:

Grêmio está próximo de receber uma ótima notícia para a Copa do Brasil, Renato feliz

Loucura, essa foi a primeira missão que o São Paulo definiu a Dorival Júnior no Brasileiro

Apesar das condenações, nenhum dos jogadores chegou a cumprir a pena, já que o Brasil não extradita seus cidadãos. O caso ficou conhecido como "escândalo de Berna" e manchou a opinião do Corinthians na época.

Henrique, que defendeu o Corinthians por seis temporadas, de 1992 a 1997, disputou 292 partidas, fez 17 gols e conquistou três títulos: uma Copa do Brasil (1995) e dois Paulistas (1995 e 1997). No entanto, sua carreira no futebol ficou marcada pelo envolvimento no escândalo que abalou o clube.

O Corinthians deve seguir sofrendo com as polêmicas

A notícia dos envolvimentos do Corinthians em um caso tão grave coletivo, ainda ocorrido há mais de três décadas, reforça a necessidade de se discutir e combater a cultura deste crime no esporte e em todas as esferas da sociedade. O futebol, como uma das atividades mais populares e influentes do mundo, tem um papel importante a desempenhar na luta contra a casos como esses e a promoção da igualdade de gênero.

Tópicos


Mais notícias