Série A

Nenhum brasileiro tem o título que o Fluminense disputará em 2024 e não é Recopa

Fluminense já está classificado para o Mundial de Clubes da FIFA e também para a Recopa Sul-Americana e pode disputar mais um troféu inédito em 2024

Por Jorge Dias

Fluminense já está classificado para o Mundial de Clubes da FIFA e também para a Recopa Sul-Americana e pode disputar mais um troféu inédito em 2024

Com a conquista da Libertadores, o Fluminense já se garantiu em mais duas disputas de título, uma delas ainda nesse ano, que será o Mundial de Clubes da FIFA que acontece em dezembro, entre os dias 12 e 22. A equipe brasileira pode ter em seu caminho o Al-Ittihad da Arábia Saudita, que conta com jogadores do calibre de Benzema e Kanté, além dos brasileiros, Marcelo Grohe, Fabinho, Luiz Felipe, Igor Coronado e Romarinho. Em caso de possível vitória na semifinal, pode enfrentar o Manchester City de Pep Guardiola, que dispensa apresentações.

Já na Recopa Sul-Americana que acontecerá no ano que vem, vai encontrar um velho conhecido, o algoz de 2008 na Libertadores e de 2009 na Copa Sul-Americana, a LDU. O confronto acontecerá em dois jogos, um em Quito e outro no Rio de Janeiro, para definir o campeão. Os tricolores já pensam na revanche e com uma equipe melhor que a do adversário vão entrar novamente como favoritos para vencer o troféu sul-americano.

Outro campeonato que o Fluminense já garantiu vaga é o Mundial de Clubes de 2025 que será o primeiro com 32 equipes e será disputado nos Estados Unidos. Alguns times já estão classificados, como Palmeiras, Flamengo, Real Madrid, Manchester City e agora também o Fluminense. O campeão da próxima Libertadores também garante vaga nesse torneio, sobrando duas vagas destinadas para a Conmebol, que serão definidas por um ranking ainda a ser elaborado pela entidade e que levará em conta o desempenho das equipes de 2021 a 2024.

Outro possível campeonato está sendo analisado

A Copa Interamericana está em negociação para acontecer e pode colocar Lionel Messi enfrentando equipes sul-americanas. Comercialmente seria uma grande competição e a ideia é ter dois times da América do Norte enfrentando dois times da América do Sul. Seriam os campeões da Leagues Cup, que o Inter Miami conquistou e também da Liga dos Campeões da Concacaf, contra os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Porém, as negociações para a organização desse campeonato não foram efetivas até o momento e ele não deve acontecer em 2024.

Com o andamento das negociações, é possível que esse campeonato aconteça em 2025, mas não há como afirmar ainda. A Copa Interamericana aconteceu em 18 oportunidades na história e tem como maior campeão o Independiente da Argentina que conquistou o troféu três vezes. Um brasileiro disputou o torneio, foi o Vasco da Gama em 1998, mas acabou derrotado pelo DC United dos Estados Unidos. Nacional do Uruguai, América-MEX e Atletico Nacional da Colômbia têm dois títulos cada e mais nove equipes conquistaram o torneio uma vez.

Tópicos


Mais notícias