Série A

Saiba o que foi a Copa dos Campeões de 1937, competição que o Atlético-MG quer reivindicar como título brasileiro

Torneio conquistado pelo Galo contou com os campeões estaduais de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo

Por Tomas Porto

Torneio conquistado pelo Galo contou com os campeões estaduais de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo

A Copa dos Campeões, que aconteceu em 1937, foi o primeiro torneio interestadual do país, organizado pela FBF (Federação Brasileira de Football). A fase final da competição reuniu os quatro campeões do Sudeste: Atlético-MG, Fluminense-RJ, Portuguesa-SP e Rio Branco-ES, que se enfrentaram em turno e returno.

A estreia não foi nada boa para o Atlético. O clube mineiro sofreu uma goleada estrondosa, 6x0 para o Fluminense. Depois disso, porém, o Galo não perdeu mais. Empate em 1x1 contra o Rio Branco, goleada de 5x0 na Portuguesa, troco no Fluminense com vitória por 4x1 em um jogo onde o clube carioca deixou o gramado antes do apito final, goleada de 5x1 sobre o Rio Branco e vitória por 3x2 sobre a Portuguesa para confirmar o título. 

A escalação do time campeão contava com: Kafunga; Florindo e Quim; Zezé Procópio, Lola e Bala; Paulista, Alfredo Bernardino (Bazzoni), Guará, Nicola e Resende (Elair). O técnico era Floriano Peixoto.

 Mais notícias do Atlético-MG: O momento difícil que vive Diego Costa que pode complicar sua permanência no Atlético Mineiro

Após 84 anos da conquista, o Atlético-MG quer que ela seja reconhecida como título brasileiro, o que daria o tricampeonato ao Galo. O presidente do clube, Sérgio Coelho, confirmou que enviou a documentação para a CBF com a solicitação.

Em 2010, quando a CBF unificou o Campeonato Brasileiro à Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Atlético teve a oportunidade de reivindicar a Copa dos Campeões, mas o presidente do clube à época, Alexandre Kalil, foi contra.

Título no hino do clube

A Copa dos Campeões é tão importante para o Atlético-MG que está até no hino do clube. Composto em 1969, por Vicente Mota, o hino tem o seguinte trecho: "Nós somos campeão dos campeões. Somos o orgulho do esporte nacional".

Agora, a torcida do Galo aguarda a decisão da CBF e pode comemorar o tricampeonato dias após conquistar o bi.

Tópicos


Mais notícias