Copas Internacionais

O árbitro que odeia os brasileiros e favoreceu o Palmeiras na Libertadores

Árbitro colombiano já tem fama na América do Sul

Por Jorge Dias

Árbitro colombiano já tem fama na América do Sul
Árbitro colombiano já tem fama na América do Sul
Síguenos enSíguenos en Google News

Há um árbitro dentro do plantel da Conmebol que é conhecido por detestar brasileiros e ofendê-los costumeiramente em partidas da Libertadores e das Eliminatórias. O chileno Roberto Tóbar ganhou a alcunha de ‘pulga’ por sempre parecer estar em cima dos jogadores, em especial, os do Brasil onde ganhou notabilidade por amarelar e expulsar atletas do país.

O árbitro ficou conhecido internacionalmente ao apitar a final de River Plate x Flamengo, onde foi criticado por não manter o critério para jogadores argentinos e brasileiros. Na ocasião, uma profusão de faltas duras não marcadas pelos argentinos favoreceram a equipe vice-campeã. Na avaliação da Conmebol, Tóbar é um dos melhores árbitros do continente.

Mais notícias do Palmeiras

Não é a derrota: revelado o problema que o Palmeiras tem e pode deixá-lo eliminado da Libertadores

Dudu choca torcedores com suas declarações em entrevista

Ele possui o brasão da FIFA desde 2011 e foi eleito o melhor chileno em 2013 e 2014, e desde esse ano apita jogos internacionais pela Libertadores. Apesar do estilo polêmico, principalmente com os brasileiros, Tóbar já apitou inúmeras partidas importantes de diversas competições continentais e até o momento, junto a final de Lima está a final da Copa América de 2019 entre seus jogos mais importantes.

O juíz de 44 anos esteve na partida mais polêmica da Libertadores 2022 até agora, a eliminação do River Plate para o Vélez Sarsfield. Mas dessa vez, o chileno não teve culpa. No lance revisado 54 vezes pelo VAR, em que estava o brasileiro Rafael Traci no comando, Tóbar acabou sendo ‘convencido’ pela insistência de Traci em anular o gol salvador do River no último minuto.


Mais notícias