Seleçao

Brasil Argentina: saiba qual foi a resposta da FIFA à suspensão da partida

Confira o que disse a entidade máxima do futebol sobre o ocorrido em São Paulo

Por Wesley Alencar

Confira o que disse a entidade máxima do futebol sobre o ocorrido em São Paulo

Durante a noite de ontem (05), após a suspensão da partida entre Brasil e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, a FIFA soltou um comunicado oficial falando sobre o caso. Nas redes sociais, a entidade do futebol mundial lamentou o ocorrido, mas foi evaziva ao pontar como será feita a investigação do caso.

"A Fifa lamenta as cenas que antecederam a suspensão da partida entre Brasil e Argentina, que impediu milhões de torcedores de assistir a uma partida entre duas das mais importantes nações do futebol mundial. A Fifa confirma que, após decisão do árbitro da partida, o jogo entre Brasil e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, foi suspenso. Os próximos detalhes serão apresentados no tempo devido", infirmou.

Já na manhã desta segunda-feira (06),  a FIFA afirmou que já tem os relatórios iniciais e está estudando o caso para tomar uma medida que não prejudique os envolvidos. "Já foram enviados os primeiros relatórios oficiais à FIFA. Estas informações serão analisadas pelos órgãos disciplinares competentes e uma decisão será tomada no seu devido tempo", afirmou.

Como a entidade pode proceder?<span></span>

No código de disputas da entidade, mais especificamente, no item 5 do capítulo "Disposições gerais"  está disposto que, em caso de abandono da competição por seleções, partidas não jogadas ou abandonadas, prevê que haja a punição à Argentina por W.O., dando a vitória por 3x0 para o Brasil, já que os jogadores argentinos decidiram deixar o campo e recusaram-se a continuar a partida sem os atletas. Além do W.O., a Argentina poderia ser punida com 10 mil francos suíços.

Ainda há a possibilidade da partida ser retomada do momento em que foi paralisada. Para isso, tanto o Brasil quanto a Argentina teriam de usar a mesma escalação de jogadores tanto em campo, quanto no banco de reservas. A exceção feita seriam aos jogadores impedidos de atuar, que seriam substituídos, mas sem reposição no banco argentino.

Tópicos


Mais notícias