Série A

Fifa vai testar tecnologia de impedimento automático no Mundial de Clubes

Objetivo da entidade é aumentar a dinâmica da partida e diminuir tempo de espera pelo VAR

Por Tomas Porto

Objetivo da entidade é aumentar a dinâmica da partida e diminuir tempo de espera pelo VAR

Mundial de Clubes ganhou mais uma atração. A Fifa confirmou que irá utilizar na competição um novo sistema para identificar impedimentos com mais rapidez e precisão. O campeonato, que será disputado a partir do dia 3 de fevereiro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, tem Chelsea e Palmeiras como grandes favoritos. O objetivo da Fifa é deixar o jogo mais dinâmico e diminuir o tempo de paralisações para consultar o VAR.

Mais notícias do futebol brasileiro:

Chapéu? Taty Castellanos pode jogar no Brasil e descartar o Palmeiras

Como funciona a tecnologia?

Utilizando imagens captadas por câmeras instaladas na parte de cima do estádio, a ferramenta consegue criar, em tempo real, a representação visual tridimensional dos jogadores em campo. 

Assim, a tecnologia coleta dados de até 29 pontos no corpo de cada jogador, fazendo com que o sistema consiga identificar, por exemplo, a posição precisa do atleta em relação à linha de impedimento, quando a bola for lançada.

As imagens serão enviadas diretamente para a sala do VAR, que decidirá se utilizará ou não a informação. O sistema já foi utilizado durante a Copa Árabe, no Catar, em 2021 e agradou os representantes da Fifa.

“Acreditamos firmemente que o acesso a essa nova fonte de dados pode impactar positivamente o jogo, otimizando os processos de tomada de decisão e aumentando a objetividade. No entanto, estamos apenas no início desta jornada de desenvolvimento e possíveis casos de uso precisam ser exaustivamente testados para avaliar os recursos em uma eventual implementação”, disse Johannes Holzmüller, diretor de Tecnologia e Inovação do Futebol da FIFA.

Mais notícias do futebol brasileiro:

Gabigol cobra justiça pela morte de congolês que torcia pelo Flamengo

Palmeiras se prepara para o Mundial

O Palmeiras estreia no Mundial de Clubes na terça-feira, dia 8 de fevereiro, contra o vencedor do confronto entre Al Ahly, do Egito, e Monterrey, do México. Caso avance de fase, a equipe do técnico Abel Ferreira disputará a final no sábado, 12 de fevereiro. 

O clube alviverde pode ter desfalques de última hora para a competição. Piquerez e Gabriel Veron testaram positivo para a Covid-19 e estão em isolamento no Palmeiras. Com isso, os dois jogadores não farão parte da delegação que viaja nesta quarta-feira rumo a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. 

Isto não significa que os dois já estejam fora da competição. Ambos estão assintomáticos e foram colocados em isolamento pelo clube, que fará o monitoramento diário. Caso eles passem pelos exames e testem negativo a tempo, viajarão depois.

O Verdão ainda não definiu os 23 jogadores inscritos para o Mundial, pois a Fifa adiou para dois dias antes da estreia de cada clube o prazo para enviar a lista final de atletas.

Tópicos


Mais notícias