Lendas

Ele foi rejeitado pelo Atlético-MG, foi campeão com o Brasil e virou ídolo no Barcelona

Jogador fez gol histórico e se transformou numa lenda do time espanhol

Por Romario Paz

14/10/2022, 02:45 AM

Jogador fez gol histórico e se transformou numa lenda do time espanhol

Ele passou pelos dois maiores rivais do estado de Minas Gerais, mas foi no São Paulo que a sua carreira decolou rumo ao sucesso. Pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira e autor de um dos gols mais importantes da história do FC Barcelona, que decidiu a Liga dos Campeões da Europa em favor do clube catalão. Juliano Belletti foi um dos grandes laterais-direitos recentes que o futebol brasileiro teve, fazendo mais de 200 jogos com a camisa do Tricolor, por exemplo.

Começou como goleiro, posição em que seu pai Divaldo atuava profissionalmente na década de 1960 e 70. Jogou nessa posição no futsal até os 15 anos de idade, sendo campeão brasileiro, tricampeão paranaense e sendo considerado um dos melhores do país na posição. Nessa idade, em 1992, participou de uma 'peneirada' no Cruzeiro com outros 200 atletas, tendo sido campeão da Copa do Brasil em 1996. Depois, a pedido do técnico Telê Santana, o então volante foi comprado pelo São Paulo, onde fez mais de 200 jogos.

Mais notícias de Lendas:

Ronaldinho Gaúcho se torna garoto-propaganda de controvesa marca internacional esportiva

Ele ganhou a Copa do Mundo, quase jogou em grande europeu e hoje vende cerveja

Em 1999, no final de abril, foi emprestado ao Atlético Mineiro. Jogando como volante e marcando gols, Belletti ajudou na conquista do Campeonato Mineiro. Com a camisa da Seleção Brasileira, conquistou a Copa do Mundo de 2002. Ainda passaria pelo Chelsea, onde foi vice-campeão europeu em 2008, perdendo a final para o Manchester United.

O herói culé

Em três temporadas no Barcelona, comandado pelo holandês Frank Rijkaard, Belletti conquistou dois Campeonatos Espanhóis e tornou-se o herói da conquista da Liga dos Campeões da Europa no dia 17 de maio de 2006, ao marcar o gol da vitória na final, em Paris, contra o Arsenal de Thierry Henry, Cesc Fàbregas e Gilberto Silva. Passou ainda pelo Villarreal, antes de jogar no time blaugrana, entre 2002 e 2004. Encerrou a carreira em 2011, após ter sido campeão brasileiro pelo Fluminense no ano anterior. Jogaria pelo Ceará em 2011, mas desistiu por conta das lesões e resolveu parar.

Tópicos


Mais notícias