Qatar 2022

Fundação Pelé faz pedido para o rei se tornar adjetivo no dicionário da língua portuguesa

O último reconhecimento a Pelé

Por Romario Paz

O último reconhecimento a Pelé

A Fundação Pelé lançou uma campanha para que o nome do jogador de futebol seja considerado um adjetivo no dicionário português. A fundação do jogador de futebol, que morreu em 29 de dezembro aos 82 anos, deu um significado além de seu próprio nome.

Se a campanha atingir seu objetivo, Pelé poderá ser a partir de agora sinônimo dos seguintes termos: "1. o maior de todos. 2. referência de grandeza 3. inigualável. 4. sinônimo de excelência 5. único". Bem, para os brasileiros a figura do '10' tem sido "incomparável" e é sinônimo de "grandeza".

Mais notícias:

Ele decidiu na Copa do Brasil para o Grêmio e agora impressiona até mesmo Luis Suárez

Ele jogou na Copa do Brasil contra o Grêmio e sua revelação sobre a arbitragem é chocante

Para que 'Pelé' seja um termo cunhado no dicionário brasileiro, desde a fundação abriram uma página na internet (pelenodicionario.com.br) onde pedem apoio à iniciativa por meio de assinaturas: "Todos conhecem e reverenciam o maior brasileiro da Agora é a hora de homenagear Pelé, imortalizando o Rei com uma palavra do dicionário: assine e faça parte desse movimento."

A mídia do país e até o clube de sua vida, o Santos, têm apoiado a causa para que 'Pelé' entre no dicionário da população brasileira.

Além disso, da Fundação Pelé trazem as razões pelas quais nomear o jogador brasileiro deve ser sinônimo de "grandeza". Assim o explicam: “honrar o REI do futebol, pedindo que Pelé seja exaltado e imortalizado de uma forma única: tornando-se uma entrada de dicionário”.

1 É o maior de todos.
2 É considerado o melhor brasileiro de todos os tempos.
3 Uma lenda e recordista de gols.
4 Ele foi o responsável por impedir uma guerra na África.
5 Possui títulos e medalhas além do futebol (Honorary Sir Knight 6 of the British Empire, por exemplo)

Quais são os prêmios de Pelé?

Ao total de prêmios recebidos: 27 títulos (23 Santos, 3 Brasileiros e 1 NY Cosmos) 753 gols (676 clubes e 77 seleções), 813 jogos (722 clubes e 91 seleções), 3 Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970 ), Pelé já pode somar mais um agora. O registro linguístico de que ele sempre foi o "maior de todos".

Tópicos


Mais notícias