Lendas

Ganhou a Copa do Mundo, jogou no Guarani e se tornou lenda na Espanha

Jogador poderia ter disputado outra Copa do Mundo, mas o treinador acabou não o convocando

Por Romario Paz

Jogador poderia ter disputado outra Copa do Mundo, mas o treinador acabou não o convocando
Jogador poderia ter disputado outra Copa do Mundo, mas o treinador acabou não o convocando
Síguenos enSíguenos en Google News

Ele foi uma das peças cruciais para a conquista de uma Copa do Mundo pelo Brasil. Defendeu apenas três clubes na carreira, sendo que nenhum deles era considerado um "gigante". Foram 17 anos de carreira profissional e vários títulos, sendo destaque também vestindo a amarelinha, quase marcando um gol na decisão. Mauro Silva chegou muito perto de ser conhecido como "herói do tetra", isso porque ele acertou um chute de fora da área na final contra a Itália, em 1994, o goleiro Gianluca Pagliuca falhou feio e quase levou o gol, mas a bola pegou na trave e voltou pra ele.

Nascido em São Bernardo do Campo, Mauro passou a infância em Monte Alegre do Sul, no interior de São Paulo. Ele foi revelado pelo Guarani, na metade dos anos 80. Jogou no Bugre entre 1986 e 1989, fazendo apenas quatro partidas. Depois disso, vestiu a camisa do Bragantino, onde foi campeão do Campeonato Paulista de 1990, sendo comandado por ninguém menos que Vanderlei Luxemburgo, que ainda despontava como treinador. Até 1992, foram 62 jogos e 2 gols marcados com a camisa do "Massa Bruta".

Mais notícias de Lendas:

Ganhou a Copa, jogou pouco no Corinthians e hoje quer voltar ao meio do futebol

Ídolo da Seleção Brasileira fica do lado de Neymar após polêmica envolvendo o jogador

Então, se transferiu ao Deportivo La Coruña, da Espanha, onde se tornou uma lenda. Em 13 anos, chegou a ser campeão do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha (esse último por três vezes). Fez impressionantes 442 jogos pelo time blanquiazul, onde só marcou um gol. Lá, atuou com jogadores como BebetoDonato, Rivaldo e Djalminha

Retrospecto com a amarelinha

Com a camisa da Seleção Brasileira, Mauro disputou a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, de onde saiu campeão. Chegou a disputar também a Copa América de 1997, na Bolívia, onde também foi campeão sob o comando de Zagallo. Poderia ter disputado as copas de 1998 e 2002, mas não foi convocado. Em 2001, foi convocado para a Copa América na Colômbia, mas pediu dispensa da Seleção por conta dos conflitos armados no país.

Tópicos


Mais notícias