Qatar 2022

Conmebol divulga ranking de clubes: Fla e Palmeiras aparecem atrás do River Plate

Time argentino chegou em três finais de Libertadores na década passada, vencendo duas

Por Romario Paz

Time argentino chegou em três finais de Libertadores na década passada, vencendo duas
Time argentino chegou em três finais de Libertadores na década passada, vencendo duas
Síguenos enSíguenos en Google News

A Conmebol divulgou o ranking de clubes 2023 que servirá de base para os potes do sorteio da fase de grupos para a Copa Libertadores deste ano. O que chamou a atenção é que o líder é o River Plate, da Argentina, à frente de Palmeiras e Flamengo, campeões das últimas quatro edições da Libertadores. Em 2020 e 2021, os paulistas venceram o campeonato, enquanto os cariocas levaram em 2019 e 2022. O time de Buenos Aires foi campeão em 2015 e 2018, e vice em 2019.

Segundo a própria entidade, o critério foi o desempenho e a performance das equipes em modo internacional nos últimos 10 anos, contando Libertadores e Copa Sul-Americana. No Top 10 ainda estão Boca Juniors-ARG, Grêmio, Nacional-URU, Athletico Paranaense, Peñarol-URU, São Paulo e Santos. O time paranaense, inclusive, é o único entre os dez mais bem colocados que nunca conquistou o título continental, sendo vice-campeão em duas oportunidades: 2005 e 2022.

Mais notícias da Copa do Mundo:

Não aguentou a derrota na final pra Argentina, e hoje decidiu se aposentar da seleção francesa

Golpistas dos protestos em Brasília roubaram presente de Neymar dado ao governo do Brasil

O sorteio está marcado para o dia 22 de março e a fase preliminar se inicia em 8 de fevereiro. A fase de grupos está marcada para iniciar em 5 de abril. Desta maneira, o River tem 9660,4 pontos no ranking, seguido pelo Palmeiras, que está com 9095,60. Por sua vez, o Mengão tem 8603,7 pontos, segundo os dados divulgados pela entidade sul-americana, que também valoriza os desempenhos recentes.

Cabuloso no ranking

Além disso, a entidade divulgou, no total, 30 times no ranking que, inclusive, tem o Cruzeiro fechando a lista, em 30º lugar. A equipe mineira foi campeã da Libertadores duas vezes, em 1976 e 1997, e agora volta à elite do futebol brasileiro depois de três anos na Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time gerido por Ronaldo Fenômeno foi vice-campeão continental em 2009.


Mais notícias