Série A

CBF precisará explicar fortes suspeitas de manipulação de resultados no futebol

Um grande esquema de corrupção foi denunciado

Por Romario Paz

Um grande esquema de corrupção foi denunciado
Um grande esquema de corrupção foi denunciado
Síguenos enSíguenos en Google News

Único país a ser pentacampeão do mundo e único país a participar de todas as edições da Copa do Mundo até hoje, o Brasil agora se vê no meio de um furacão de corrupção. O país ocupa, com larga diferença, o primeiro lugar no mundo entre os países com mais jogos suspeitos de manipulação de resultados em 2022, segundo informações do relatório anual de integridade da Sportradar, empresa líder global em tecnologia esportiva.

Segundo informações do jornal Olé, da Argentina, o Brasil aparece em primeiro lugar, com mais de 150 partidas “questionáveis”. Em seguida, aparecem a Rússia (92), República Tcheca (56), Cazaquistão (43), China (41), Grécia (40), Argentina (39), Filipinas (37), Polônia (36) e Tailândia (35), completando o top 10. O ano passado estabeleceu um novo recorde de partidas duvidosas no país: 1.212.

Mais notícias do Futebol Brasileiro:

Drama, Abel terá problemas para os primeiros jogos da copa mais importante do ano

Quando Luan voltará a jogar pelo Corinthians?

Dos 152 jogos suspeitos identificados em 2022, 139 foram no futebol, conforme reportagem do Jornal O Globo. Esses 152 representam quase 12% do total global. Esses jogos suspeitos acontecem, principalmente, em competições de divisões inferiores. Só em 2022, foram 52% desses episódios ocorrendo a partir da terceira divisão pra baixo. A cada 171 jogos monitorados no futebol em 2022, um foi considerado suspeito.

O escândalo da Máfia

Em 2005, aconteceu o escândalo da “Máfia do Apito” na Série A do Campeonato Brasileiro. Árbitros estavam manipulando resultados de partidas dos principais torneios além da primeira divisão nacional, para ajudar apostadores a lucrarem com os placares encomendados, como Edílson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon. 11 jogos da primeira divisão do Brasileirão acabaram anulados. Entre esses onze, dois deles envolveram o Corinthians, que foi o campeão.

Tópicos


Mais notícias