Série A

Enquanto Ronaldo pagou 400 milhões, o valor da possível compra do São Paulo para virar SAF

Com a mudança, São Paulo pode contratar estrelas do futebo mundial e ainda sanar as suas dívidas

Por Tomas Porto

Com a mudança, São Paulo pode contratar estrelas do futebo mundial e ainda sanar as suas dívidas

O São Paulo Futebol Clube, um dos maiores clubes do Brasil e referência em formação de jogadores, pode passar por uma mudança significativa em sua estrutura administrativa. Caso se torne uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o valor de compra do clube pode chegar a cifras bilionárias. De acordo com especialistas do mercado financeiro, a compra do São Paulo poderia girar em torno de R$ 1,3 bilhão a R$ 1,7 bilhão.

A possibilidade de transformar o São Paulo em uma SAF surgiu após a aprovação da Lei do Clube-Empresa em 2019, que permite a profissionalização dos clubes de futebol por meio da criação de empresas. Com essa mudança, a gestão do clube passaria a ser feita por profissionais capacitados e especializados em gestão empresarial.

Mais notícias do São Paulo:

Vai parar o Brasil, São Paulo está próximo de ter lateral-esquerdo da seleção brasileira

Não liga para a opinião do torcedor, Presidente do São Paulo fala sobre Ceni e choca

A transformação do São Paulo em uma SAF pode trazer benefícios como maior transparência e profissionalismo na gestão, o que pode atrair investidores. Além disso, o clube poderá negociar ações na Bolsa de Valores, o que pode trazer recursos financeiros para o clube.

No entanto, a mudança também traz desafios e interferências, uma vez que a administração do clube passará a ser guiada por interesses financeiros e de mercado, o que pode afetar a identidade e a história do clube. Além disso, a transição para o SAF requer mudanças estatutárias e aprovação de dois terços dos sócios.

Apesar da possibilidade de transformação em uma SAF, a diretoria do São Paulo ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto. No entanto, alguns conselheiros do clube já se sentiram à vontade, como é o caso do economista e conselheiro do São Paulo, Abílio Diniz.

Outros casos de transformação em S.A.F

Caso a transformação em uma SAF se concretize, o São Paulo se juntará a outros grandes clubes brasileiros que já passaram por essa mudança, como é o caso do Athletico Paranaense, do Cruzeiro e Botafogo-RJ.

Tópicos


Mais notícias