Série A

Jogou com Ronaldinho no Barcelona: ele foi considerado um artilheiro, mas foi expulso por tomar pílulas para emagrecer

Jogador pendurou as chuteiras por time pequeno do Equador

Por Romario Paz

14/08/2022, 04:38 PM

Jogador pendurou as chuteiras por time pequeno do Equador

Ele jogou ao lado de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona de Guayaquil, mas foi por dois clubes de menor expressão no futebol equatoriano que ele conseguiu destaque. Revelado pelo El Nacional, Luis Checa foi campeão do Torneio Clausura em 2005, fazendo 104 jogos entre 2001 e 2005, marcando quatro gols durante sua passagem. No ano seguinte, iniciou a sua primeira passagem pelo Deportivo Quito, que durou até dezembro, fazendo 44 jogos e marcando três gols.

No ano de 2007, chegou a retornar para o seu clube de origem por empréstimo, mas a passagem foi muito curta e durou apenas três jogos. Ainda naquele ano, Checa foi para o Aucas, onde fez 18 jogos e não marcou gols. Depois do fim do empréstimo, retornou ao Deportivo Quito e teve uma passagem de sucesso, com os mesmos 104 jogos que fez pelo El Nacional, só que com 11 gols marcados. No total, somando as duas passagens, ele fez 148 jogos e marcou 14 gols pelo Deportivo.

Mais notícias de ecuatorianos:

Enquanto Robert Arboleda se recupera, São Paulo já encontrou o substituto perfeito para ele

Jogou pelo Grêmio e enfrentou o Real Madrid com Cristiano Ronaldo: agora é pago para jogar nos jogos da vizinhança

Em 2008, Luis Checa retornou ao Deportivo Quito para se tornar uma figura da equipe como parte da história do clube da capital ao conquistar o tricampeonato de sua história, após 40 anos na fila por conquistas. Ainda por cima, defendeu a Seleção do Equador, onde disputou a Copa América de 2011, que foi realizada na Argentina. Ele esteve entre os 23 convocados pelo então técnico do escrete nacional, Reinaldo Rueda, que seria campeão da Copa Libertadores da América pelo Atlético Nacional, e depois passaria pelo Flamengo.

Com a camisa do Barcelona de Guayaquil, fez 73 jogos e marcou 4 gols. Inclusive, chegou a jogar junto de Ronaldinho Gaúcho, que participou da "Noche Amarilla" em 2016, defendendo as cores do clube. Encerrou a carreira pelo Clan Juvenil, onde fez 29 jogos e marcou apenas três gols. Mas uma polêmica marcou a sua carreira. Durante a passagem pelo Barcelona, Checa tomava remédios para emagrecer, sem saber que eram proibidos. Com isso, o jogador foi dispensado do clube.

Tópicos


Mais notícias